Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais de corta-mato correm hoje na Hula

Gauncio Hamelay no Lubango - 20 de Abril, 2019

As provas sero disputadas numa pista acidentada de dois quilmetros

Fotografia: Edies Novembro

O Campeonato Nacional de corta-mato é disputado hoje, a partir das 8h30, no perímetro da Casa da Juventude, arredores da comuna da Palanca, município da Humpata, a Oeste da cidade do Lubango. O evento faz disputar as provas nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores.

Em busca de troféus estão os representantes das provinciais da Huíla, Luanda, Benguela, Cabinda, Cuanza Sul, Huambo, Malanje, Cunene, Lunda Sul, Lunda Norte, Namibe, Cuanza Norte, Uíge, Bengo, Moxico e Cuando Cubango.

As provas serão disputadas numa pista acidentada de dois quilómetros. Os iniciados fazem uma volta (2 km), os juvenis femininos percorrem duas voltas (4 km), os juvenis masculinos e juniores feminino correm três voltas (6 km), os juniores masculinos fazem quatro voltas (8 km) e os seniores percorrem cinco voltas (10 km).

Os anfitriões aparecem como favoritos à conquista dos troféus por conhecerem a pista. Sport Lubango e Benfica, Clube Desportivo da Huíla, Interclube do Lubango, Ferroviário da Huíla, Clube Desportivo da Saúde e a Assessoria Jamba Sport partem da "pole position ".

A presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Ana Isabel, assegurou que os objectivos dos clubes anfitriões “é resgatar os troféus” nos escalões de juvenis e de juniores. O “défice” dos locais está na classe sénior.

"A aposta da Associação provincial são os escalões de formação, o nosso foco principal. Os adversários vão levar volta de avanço, se não trabalharam para a competição nacional ", prometeu.

O Director Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huila, Osvaldo Lunda, dá o tiro de largada em cerimónia a ser testemunhada por Luís da Fonseca Nunes, Governador Provincial, e membros da Federação Angolana de Atletismo e convidados.

No final, Luís da Fonseca Nunes procede ao encerramento do acto, num discurso precedido pela intervenção de Bernardo João, presidente da Federação de Atletismo.

Para o êxito da competição, o governo provincial da Huíla disponibilizou a Polícia Nacional e o INEMA, duas importantes instituições que asseguram a ordem e a tranquilidade, bem como a assistência médica. A equipa de Luís Fonseca Nunes também ofereceu a água para os atletas.

 

JAMBA SPORT
ALMEJA TROFÉUS


Depois de colocar um atleta na selecção nacional, a conquista de maior número de troféus nos escalões de juvenis e de juniores é o objectivo da direcção do Clube de Assessoria Jamba Sport nos campeonatos nacionais de corta-mato que são disputados hoje na comuna da Palanca, Vila da Humpata, arredores do município do Lubango, província da Huíla. 

O patrono do clube, Manuel António, garantiu a participação nas especialidades de iniciados, juvenis e juniores, em ambos os sexos. Saltiano Farias é a principal referência para resgatar o prestígio e o troféu da classe juvenil perdido há três anos. Em juniores, a promessa tem o nome de Ernesto Mahole.

"Os dois rapazes atravessam bom momento de forma desportiva, assim como outros que podem ajudar o clube Jamba Sport a conquistar a taça nacional de juvenis. É pela primeira vez que vamos participar do escalão de juniores e a nossa estratégia visa chegar ao pódio", disse o dono.

POR LESÃO
Caluvi desfalca Interclube


A ausência de Francisco Caluvi é a principal baixa do Interclube nos campeonatos nacionais de corta-mato, que decorrem hoje, no município da Humpata, província da Huíla. O fundista da equipa da Polícia Nacional continua acossado com a lesão contraída na perna direita, durante a São Silvestre de Luanda de 2018. Mesmo com o tratamento feito no Centro Médico do Interclube de Angola durante 20 dias, o atleta continua a ressentir fortes dores durante os treinos.

Desfalcado do seu melhor fundista, o Interclube trabalhou numa estratégia diferente, para garantir a revalidação do título nacional por equipa de corta-mato na classe de seniores e individual. A garantia é do treinador principal, Augusto Diogo "Seco"."Infelizmente, o grande papão da especialidade de fundo, Francisco Caluvi, não se faz presente por se debater com uma lesão há quatro meses. Sentiu dores durante os treinos. Contudo, estamos confiantes e preparados para erguer todos os troféus ", confirmou.
Augusto Diogo avisa que "os atletas não residentes na Huíla vão ter de transpirar muito, para lograrem a vitória ". O Interclube preparou uma "armada competente", formada por Jeremias Katumbo, Adelino da Silva, David Elias, Luís Cuvíngua, Emílio Catchiunha, Alda Paulo e Ernestina Paulino ".