Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais de jovens encerram hoje

S?rgio V. Dias e Jo?o Constantino | no Cuito - 22 de Janeiro, 2017

Sporting do Lubango e Atlético do Namibe disputam final de juniores em masculino

Fotografia: José Cola

Cai hoje o pano sobre a edição de 2017 dos Campeonatos Nacionais de juvenis e de juniores, que a cidade de Cuito, capital da província do Bié, acolhe desde segunda-feira última. Depois da disputa ontem da última ronda da fase regular, a prova faz disputar hoje, as finais de ambas categorias.

As equipas juniores femininas do 1º de Agosto e do Atlético do Namibe entram nas contas para a decisão do troféu de voleibol de sala. A turma da cidade da imponente Welwitschia Mirábilis, apesar de ter o rótulo de campeã em título, apresenta-se em desvantagem na discussão do título. No jogo marcado para as 16h00, no pavilhão do Sporting do Bié, a balança é favorável às militares do Rio Seco. No histórico de partidas entre as duas equipas, o 1º de Agosto "surrou" o Atlético do Namibe nos dois jogos da fase regular.

Em juniores masculinos, o cartaz reserva o jogo entre Sporting do Lubango e o Atlético do Namibe. O confronto é de difícil prognóstico, pois as duas equipas apresentaram-se com boas performances ao longo da fase regular.

Ontem, no encerramento da fase regular, em juvenil feminino, o Sporting do Bié defrontou o Atlético do Namibe. Em júnior feminino, Atlético do Namibe mediu forças com o 1º de Agosto. Em júnior masculino, o Sporting do Bié enfrentou o Sporting do Lubango.


ESCALÃO JUVENIL
No escalão juvenil feminino, a campeã em título entra em desvantagem técnica e táctica. A equipa do Atlético do Namibe defronta o 1º de Agosto, um conjunto bem organizado em todas as suas estruturas. Na fase regular, as militares do Rio Seco não deram oportunidade de alegria às namibenses nos dois jogos disputados.

O Sporting do Bié, que actuou nas vestes de anfitriã, está arredada da final. Ocupou a terceira e última posição da competição que encerra hoje as cortinas.

Recorda-se que na sexta feira, a competição registou a vitória do 1º de Agosto sobre o Atlético do Namibe, em juvenil feminino, por três setes a zero com os parciais de 25-19, 25-14 e 25-22.

Em júnior masculino, o Atlético do Namibe derrotou o Sporting do Bié por três setes a zero com parciais de 25-23, 25-17 e 25-20 e, no fecho da jornada, o Atlético do Namibe superou o Sporting do Bié por três setes a zero com parciais de 26-24, 25-14 e 25-22, em feminino.

Governador incentiva
à prática do desporto

Os jovens e os adolescentes do Bié foram incentivados a praticar o desporto como forma de ocupar os tempos livres e darem, desse modo, o contributo para o desenvolvimento do desporto na província. O incentivo foi manifestado pelo governador provincial, Álvaro Manuel de Boavida Neto, no final de mais uma jornada dos campeonatos nacionais de jovens de voleibol de sala que decorrem no Cuito desde o dia 16 do corrente.

O mais alto mandatário da província do Bié disse, ainda, que ao praticar o desporto “o jovem não só ocupa o seu tempo livre, mas também leva outros jovens a saírem de práticas errantes”, visto que o desporto arrasta multidões.

“Como podemos ver aqui no Pavilhão do Sporting há muitos jovens e adolescentes que a essa hora estariam a fazer coisas não dignas, mas estão aqui a assistir aos jogos de voleibol. Por isso, é necessário que a juventude pratique o desporto como forma de se tornar útil e mais saudável”, assegurou Boavida Neto.

O governador do Bié acrescentou, por outro lado, que através da prática do desportos a juventude pode, de modo similar, contribuir para o desenvolvimento da província.

Valentim Domingos, presidente da Federação Angolana de Voleibol, valorizou o gesto do governador do Bié, que se predispôs a assistir aos jogos dos campeonatos nacionais da modalidade, que tem como palco o Cuito.

“É um gesto digno de um governante que veio nos brindar com a sua presença. Pelo que observei, o governador gostou do que viu e garantiu que os apoios para a massificação do desporto no Bié vão continuar”, disse