Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais de juniores procuram palco

Rosa Napoleão - 18 de Setembro, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza

A prova marcada para Novembro próximo deve acontecer numa das províncias para ajudar na massificação nas distintas regiões.

A competição é uma das mais importantes do calendário das competições e vai reunir as equipas que somaram pontos nos campeonatos regionais centro, Sul e Norte.

Benguela, Luanda, Cunene, Bié, Huambo, Huíla, Uíge, Cabinda, Cuanza Sul e Cuanza Norte constam das principais praças e vão competir nas disciplinas de ginástica rítmica, artística, trampolim e tumbling.

A realização da competição fora de Luanda visa atrair os jovens à prática de ginástica. Os pressupostos da organização como a deslocação, acomodação e alimentação das equipas já estão a ser adiantados, segundo uma fonte da FAG.

A edição anterior do campeonato nacional de juniores e juvenis teve lugar no pavilhão Acácias Rubras, na província de Benguela.

Nacional de Benguela foi consagrado vencedor. 


Nesta edição, a contenda aguarda muitas surpresas. Os maiores adversários (Petro de Luanda, Huila e o Huambo) desejam destronar o detentor do título. Desde o início do presente ciclo competitivo, a FAG já realizou, em Março, os campeonatos regionais centro e Sul, na província do Huambo, e o Norte no Cuanza Norte. O campeonato nacional de iniciados e juvenis teve lugar na província do Bié.

A FAG é uma das que cumpre na íntegra com todo o calendário de provas durante as épocas desportivas. Do plano traçado pela FAG, para este ano, restam a criação das Associações nas províncias do Zaire e da Lunda Norte.