Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais de pista correm no Lubango

Gauncio Hamelay no Lubango - 13 de Maio, 2019

As pessoas vo perceber o melhor caminho que o atletismo angolano est a toma

Fotografia: Edies Novembro

A cidade de Lubango é a mais escolhida dos desportos de jovens. Depois de albergar os campeonatos nacionais de juvenis e de juniores de xadrez, está preparada para acolher os de atletismo em pista no Estádio de Tundavala, agendados a partir de amanhã até 17 do corrente. O evento conta com as participações de representantes das províncias de Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Huambo, Malanje, Cunene, Lunda Norte, Lunda Sul, Namibe, Uíge, Bengo, Cuando Cubango e Huíla.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, justificou que a realização do evento na cidade deve-se "ao trabalho de massificação em desenvolvimento na Huila". Por outro lado, o director do Gabinete Provincial da Cultura Turismo Juventude e Desportos, Osvaldo Lunda, foi quem manifestou a vontade de acolher o evento.

"É a província que mais trabalha na massificação do atletismo no país. Trabalhámos para que as pessoas entendam que, além de corta-mato, há outras especialidades do atletismo ", disse.Bernardo João sustentou que a realização dos dois eventos nacionais na Huila em curto espaço de tempo tem implicância na formação e informação da população local.

"As pessoas vão perceber o melhor caminho que o atletismo angolano está a tomar ", disse.Os nacionais de pista são disputados em duas jornadas nas distâncias de 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros, 200 metros obstáculos, 110 metros barreiras, salto em comprimento, arremesso de peso e de disco, lançamento de dardo, triplo salto, estafeta 4X100 e 4X400.

A presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huila, Ana Isabel, assegurou que as condições estão criadas para o êxito da competição. Estão assegurados os alojamentos, serviços médico-medicamentoso, transporte e a pista.