Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais decorrem hoje no Lubango

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 14 de Novembro, 2015

Novos campeões nacionais vão ser encontrados hoje na cidade de Lubango

Fotografia: Kindala Manuel

O pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango acolhe hoje, a partir das 9h00, o campeonato nacional de taekwon-dó em seniores masculino e feminino, com a movimentação de mais de 80 atletas. O evento vai servir para encontrar os seleccionáveis para o torneio de apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, a decorrer de Janeiro a Fevereiro.

Participam do certame o 1º Agosto, Clube do Exército, Força Aérea, Benfica do Lubango e representantes das províncias do Cunene, Moxico, Benguela e do Huambo.

Cada equipa é composta por 16 elementos, dos quais oito atletas femininas. A classe masculina compete nas categorias de peso dos -54 kg, 58 kg, 63kg, 68kg, 74kg, 80kg, -87kg, +87kg, enquanto a feminina nos -47kg, -49kg, -53kg, -57kg, -62kg, -67kg, -73kg e +73kg.

Ontem, à tarde, realizou-se a pesagem dos atletas, o emparceiramento e a reunião técnica.

O secretário-geral da Associação Provincial de Taekwon-dó da Huíla, David Lello, assegurou que a implementação dos protectores electrónicos constitui a grande novidade da prova.

“Desta vez, vão ser implementados os protectores electrónicos nessas competições. Para alguns atletas, vai ser a primeira vez a utilizar esse instrumento, por isso, vão ter dificuldades”, frisou.

1º DE AGOSTO
APOSTA NO TÍTULO

A revalidação do título de campeão nacional, em ambos os sexos, constitui o principal objectivo do 1º de Agosto, conforme Valentim Belchior Diogo. O técnico justifica que a equipa militar "é a actual campeã e a pretensão passa pela revalidação dos títulos".Valentim Belchior Diogo disse depositar maior confiança nos atletas Estefâni Trindade, Alajy Camará, Miguel, Puto Show, Estefânia, Joana e Margareth.

Os anfitriões também manifestaram o desejo de ficar com o troféu. Simão Sumbelelo ressaltou que "sem o Benfica do Lubango e o 1º de Agosto, não há campeonato nacional". O treinador dos encarnados locais justifica que "a rivalidade é grande e só ganha quem for mais destro em todas as categorias".

Para esse nacional, Sumbelelo garante conquistar o maior número de medalhas de ouro e sagrar-se campeão nacional. A equipa vai lançar "novos atletas com bons níveis competitivos".

"Na falta de maduro, o verde também serve", assim justificou a presença dos seus atletas.