Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais sofrem adiamento

Silva Cacuti - 05 de Agosto, 2014

O prazo de confirmação e inscrição dos clubes para as provas nacionais de andebol foi alargado pelo que as equipas tenham mais tempo para regularizarem os seus atletas

A Federação Angolana de Andebol (Faand) alterou as datas inicialmente estabelecidas para a disputa da XXXV edição dos campeonatos nacionais seniores masculino e feminino.

O início das provas estava aprazado para o dia 22, mas fica para 28, em virtude de se disputarem, antes dos campeonatos, duas provas internacionais no palco do Pavilhão Multiusos do Kilamba. Em vez de terminar a 6 de Setembro, como estava inicialmente previsto, a prova termina no dia 7 de Setembro.

O Pavilhão Multiusos do Kilamba vai acolher pela primeira vez jogos de andebol. Antes, de 20 a 24 de Agosto recebe o torneio internacional de hóquei em patins "Troféu José Eduardo dos Santos" e de 24 a 26 um torneio internacional sénior masculino de basquetebol, também inserido nos festejos do 72º aniversário do Presidente da República.

Em virtude do adiamento, o prazo de confirmação e inscrições dos clubes para as provas nacionais de andebol, que terminava a 1 de Agosto, foi alargado até 8 de Agosto. Apenas o Petro de Luanda, com equipas masculina e feminina, o Progresso, com equipa feminina e a equipa masculina do Interclube, tinham feito até ontem a confirmação.

Este ano a prova ganha o nome da operadora de telefonia Unitel, que é a principal patrocinadora do evento. A federação indicou sete duplas de árbitros para a prova, grupo que pode sofrer algumas alterações em função de eventuais indisponibilidades.

Os árbitros Armando Ferreira, Benjamim Tiago, Hélvio Gomes, Escurinho António, Pedro Pinto, Simão Cumbi, Mário Kaquinda, Manuel Joaquim e Francisco Agostinho, de Luanda, foram chamados. De Benguela, o conselho de árbitros chamou Felisberto Tchinguelessi, Matimar António, Sebastião de Almeida, Tomás Tchitangui e Afonso Honde. O 1º de Agosto é o campeão nacional tanto em masculino como em feminino.