Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional Absoluto do Zonal A começa na FAX

Álvaro Alexandre - 04 de Maio, 2015

Nacional Absoluto do Zonal A começa na FAX

Fotografia: José Soares

O Campeonato Nacional Absoluto - Zonal 'A' arranca hoje às 17h00 na sede da Federação Angolana de Xadrez, em Luanda, com a participação de 20 xadrezistas. A prova qualificativa à fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, marcada para a segunda quinzena do próximo mês, na capital do país, vai apurar os cinco primeiros classificados.

Uma hora antes do arranque oficial, os concorrentes ao troféu participam na reunião técnica, onde são afloradas as normas e o código de conduta durante a prova, bem como testemunham o sorteio de emparceiramento da primeira jornada.

O campeonato nacional individual absoluto é disputado no sistema suíço a nove jornadas e o ritmo de jogo aprovado de 90 minutos.

Entre os concorrentes, destacam-se Eliseu Tavares (detentor do troféu), João Mário, Cláudio Félix, Jeovani Santos, Edvânio Domingos, Vanderson Dias, Jesus Pimentel, Miguel Cristóvão, Francisco de Almeida, Tubias Nandjungo, Joaquim Assis e Celso Baltazar. A esse grupo juntam-se os apurados do nacional individual absoluto Zonal B, mormente, Agostinho Diogo (campeão), Fernando Joaquim, Cristiano Aguiar, Sílvio Fernandes e António Silva.