Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional de estrada apura para a SADC

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 11 de Março, 2016

Lubango acolhe a 19 do corrente o campeonato nacional de estrada em atletismo nos escalões de juniores e seniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

A cidade de Lubango acolhe a 19 do corrente o campeonato nacional de estrada em atletismo nos escalões de juniores e seniores, qualificativo para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a realizar-se em Luanda no próximo mês de Junho. Os três melhores classificados com menos de 20 anos de idade vão ser convocados para integrar a selecção nacional.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o coordenador técnico da Associação Provincial de Atletismo da Huila, Augusto Diogo "Seco" esclareceu que cada equipa pode fazer-se representar com número ilimitado de atletas. Os que apresentarem performances desportivas elevadas também vão constar da futura convocatória. Para os atletas huilanos, a realização do nacional de estrada no Lubango é uma oportunidade "soberana", segundo Augusto Diogo. Muitos jovens atletas formados e em formação em diferentes escolas locais vão poder demonstrar as reais capacidades atléticas e desportivas.

A competição a ser disputado num percurso de 15 quilómetros envolve a estrada que liga as cidades de Lubango (Huíla) e Ondgiva (Cunene). O tiro de largada vai ser dado na localidade de Hidromina, município da Chibia, e a chegada está marcada para o antigo controlo policial nas imediações do aeroporto internacional de Mukanka.

Para a competição estão confirmadas as equipas das províncias do Namíbe, Huambo, Luanda e Huíla (anfitriã). Por questões económicas e financeiras, as diferentes associações filiadas na Federação Angolana não se fazem presentes.

A par dos nacionais de estrada júnior e sénior, a organização do evento, atribuído à Associação provincial da Huíla, vai realizar duas provas de massificação de três e quatro quilómetros para as classes feminina e masculina.

O Interclube é o detentor dos títulos na classe individual e por equipas em ambos sexos. Francisco Caluvi e Ernestina Paulino subiam no lugar mais alto do pódio em 2015.