Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional de estrada comea amanh no Uge

Simo Kibondo no Uge - 22 de Junho, 2016

Nacional de Estrada abre amanh no Uge

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Sport Luanda e Benfica é a primeira equipa a desembarcar na cidade do Uíge para disputar a partir de amanhã até domingo a 26ª edição do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada unificado. Com a maior caravana no evento, a equipa encarnada procura revalidar o título de campeã nacional.Outras equipas são aguardadas a partir das 15h00 de hoje. Depois de falhar o campeonato provincial de Luanda, o Santos Futebol Clube disputa a competição nacional sem grandes objectivos. A atravessar grandes problemas financeiros, os ciclistas correm sem contrato com a equipa. Para agravar a situação, perdeu José Panzo para Jair Transportes de Benguela, após o Grande Prémio Hotel Luso.

Além das equipas do Benfica de Luanda e o Santos Futebol Clube, a província de Luanda está representada também pelas equipas do Núcleo do Cazenga, Escola Macovi/Nucleo do Kilamba Kiaxe, Associação de Cicloturistas e ciclistas individuais. Clube Desportivo do Pombo representa a província do Uíge; Nocebo é o rosto do Huambo; Lisnave, a Huíla; Hotel Luso e Jair Transportes, Benguela. A segunda equipa está reforçada com o campeão nacional em título, Igor Silva.

A 26ª edição do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado de Angola atribui títulos de campeão nacional aos vencedores dos contra-relógios individuais das categorias  juvenil, cadete, júnior, elite (sénior), Masters A e B e contra-relógio por equipas. A prova obedece o regulamento da UCI (União Ciclística Internacional).

A prova abre com a etapa entre Uíge e Sanza Pombo, com passagens a Negage e Puri. A segunda etapa é de contra-relógio por equipas. A prova rainha agita a terceira etapa e tem uma extensão de 150 quilómetros. O circuito fechado encerra o evento nacional.A reunião técnica da competição nacional acontece hoje às 17h00 e vai ser orientada pelo vice-presidente da Federação Angolana de Ciclismo e director da prova, Justiniano Mendes Araújo.