Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacional snior decorre na Hula

Rosa Panzo - 13 de Setembro, 2014

A provncia da Hula acolhe de 15 a 26 de Outubro, o Campeonato Nacional de Voleibol de Sala em seniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um dos objectivos da realização do evento desportivo na cidade do Lubango é o descongestionamento das principais actividades de calendário na cidade de Luanda, segundo o secretário-geral da Federação Angolana de Voleibol (FAVB), José Monteiro.

“Um dos objectivos nesses quatro anos de trabalho é a massificação em todas as províncias, onde haja condições para a prática de voleibol”, esclareceu o dirigente.

A estratégia da FAVB realçou, “é contribuir na atracção da juventude para a prática de voleibol”.

Outro valor acrescentado está na aproximação das cidades do sul do país, principais focos de desenvolvimento da modalidade. José Monteiro justificou que as províncias da Huíla, Namibe e Bié estão distantes de Luanda. A deslocação para a capital do país implica custos altos contrariamente a Lubango.




Federação promove
curso para árbitros


A segunda fase do curso nacional de árbitros de voleibol realiza-se  de 25 a 28 do corrente na sala de reuniões do Comité Paralímpico Angolano, em Luanda, sob a orientação do árbitro internacional de nacionalidade portuguesa, Rui Carvalho

O evento de formação vai contar com a participação de 15 árbitros das seis províncias com prática de voleibol e dos agentes desportivos integrados no “Projecto Voleiblue”, dirigido à formação de crianças nas escolas do município de Viana -Luanda e do  Lubango -Huíla.

Regras de jogos, técnicas de arbitragem e preenchimento do boletim de jogo foram os temas principais abordados na primeira fase do curso realizado em Agosto do ano passado.  Um total de 20 candidatos provenientes de cinco províncias, a saber, Luanda, Namibe, Cuanza Sul, Bié e Huambo, participam do curso.       
ROSA PANZO