Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nadador Completo agita equipas

19 de Abril, 2013

Nadadores nacionais voltam a competir depois do campeonato nacional por equipas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A realização do Torneio Nadador Completo João Ramos, a ter lugar nos dias 20 e 21 do mês corrente, a partir das 17 horas, na piscina de 50 metros de Alvalade, agita as equipas de Luanda.
No 1º de Agosto, o ambiente de trabalho é calmo e os atletas trabalham com olhos nos títulos de todas as categorias, segundo o treinador principal Ricardo Aguiar.
A equipa técnica está empenhada na preparação dos atletas para que os resultados “sejam totalmente satisfatórios”. O programa preparatório envolve “trabalhos em terra e água com o objectivo de melhorar as marcas e ganhar o torneio”.

O que mais preocupa o técnico agostino são as lesões dos nadadores Daniel Francisco e Daniela Costa. Os dois atletas apresentam lesões na perna, mas são casos que não os afastam da prova.
“Como um pai nunca se alegra quando um dos seus filhos apresenta um mal-estar, é sempre motivo de inquietação”, comentou o técnico.
No Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), a vontade de subir ao pódio é visível nos atletas. Os pupilos de César Ribeiro querem dar a volta ao resultado e ocuparem os lugares cimeiros em todas as categorias. A confirmação é do técnico César Ribeiro.

O treinador disse ontem ao Jornal dos Desportos que a sua equipa está moralizada para competir “de igual para igual” com o 1º de Agosto na disputa do Torneio Nadador Completo João Ramos.
“Estamos a trabalhar no sentido de melhorar as marcas e se possível conseguir ocupar os lugares cimeiros em todas as categorias”, prognosticou.
Quanto ao aspecto clínico, a equipa do CNIL goza de boa saúde, pois “encontra-se em boa forma desportiva”.


TORNEIO JOÃO RAMOS
Federação apela aos cronometristas


A Federação Angolana de Natação (FAN) está empenhada na organização dos aspectos inerentes à realização do Torneio Nadador Completo João Ramos, a ter lugar em 20 e 21 do corrente, em Luanda, na piscina de Alvalade. Para o efeito, o secretário-geral da FAN, Joaquim Pestana, adverte os juízes e cronometristas a comparecerem no local da prova uma hora antes do início da competição para se evitar transtornos.
Segundo o programa do torneio, a prova vai ser disputada em duas jornadas no mesmo local. A primeira vai ser disputada em seis provas. Em feminino, 50m livres, 100m costa, 200m mariposa; em masculino, 100m bruços, 100m costa e 100m livres.
Na segunda jornada, a decorrer no domingo, no mesmo horário, a prova começa com a série de 50m livres feminino, seguido da prova de 100m bruços feminino, 100m mariposa masculino, 100m costa feminino, 200m estilos masculino e culmina com a prova de 100m livres feminino.
O regulamento obriga os atletas a participarem em todas as provas de cada jornada. O que faltar a uma prova vai ser desqualificado.