Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nadal aumenta vantagem

16 de Outubro, 2013

Tenista espanhol aumentou a sua vantagem em relação a Djokovic apesar de não ter chegado à final na China

Fotografia: AFP

O espanhol Rafael Nadal aumentou a sua vantagem sobre o sérvio Novak Djokovic, agora com 400 pontos, no Ranking da ATP divulgado na passada segunda-feira. Djokovic repetiu o título no Masters 1000 de Xangai, não somou nenhum ponto enquanto Nadal pode somar neste final de temporada por não ter jogado nenhum torneio no ano passado neste mesmo período.

No top 10,  a principal novidade é a subida de David Ferrer ao posto de número três mundial. O espanhol foi derrotado recentemente por João Sousa, não tem estado em grande forma mas aproveitou a ausência de Andy Murray para trocar de posição com o britânico, que não vai jogar mais qualquer torneio em 2013 devido a uma lesão nas costas.  João Sousa, que na segunda-feira fez o regresso à competição no ATP de Moscovo, confirmou a segunda semana consecutiva dentro do top 50 mundial. O vimaranense, de 24 anos, desceu um lugar e ocupa agora o 50.º posto, à entrada para o torneio russo, onde defende o estatuto de cabeça-de-série.
 
FEMININO
A americana Serena Williams continua como líder do ranking da WTA, que não regista nenhuma mudança ente as dez primeiras.

Ana Ivanovic atingiu no torneio de Linz a primeira final do ano, protagonizou na segunda-feira a maior subida da semana no top 20 do ranking WTA.
A sérvia de 25 anos, ex-número um mundial, saltou do 16.º para o 14.º posto da classificação mundial e ficou mais próxima do top 10, de onde saiu em Junho de 2009. A vencedora, a alemã Angelique Kerber, mantém-se na última posição do top 10.

No restante top 20, destaque ainda para a subida de Samantha Stosur. A experiente australiana venceu o torneio de Osaka e subiu do 20.º para o 19.º lugar WTA.
Entre as portuguesas não se registam grandes mudanças. Michelle Brito e Maria João Koehler perderam na primeira ronda dos respetivos torneios que jogaram esta semana e caíram algumas posições.