Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nadal cede liderana a Federer

14 de Maio, 2018

Com apenas um servio perdido de cada lado, no primeiro set, forou o tie-break.

Fotografia: AFP

A derrota do espanhol Rafael Nadal, no torneio 1000 de Madrid, permite ao suíço Roger Federer assumir hoje o ranking mundial masculino da ATP.
Nadal sofreu na sexta-feira a primeira derrota, em terra batida, em cerca de um ano e deixa de ser número um mundial, ao perder com o austríaco Dominic Thiem.
Nos quartos de final, o número sete mundial venceu, por 7-5 e 6-3,  quebrou uma série de 21 encontros e 50 \'sets\' vitoriosos do jogador maiorquino, que vai ceder a liderança do \'ranking\' ao suíço Roger Federer.
Nadal vai ter a oportunidade de recuperar nesta semana o estatuto, se vencer o torneio de Roma, precisamente, o palco da sua anterior derrota nesta superfície, na final do ano passado, face ao mesmo Dominic Thiem.
O austríaco, de 24 anos, foi o único a vencer Nadal em terra batida, desde o regresso ao primeiro plano em 2017, coroado com a décima vitória em Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam, em que não participou este ano. Ao atingir na quinta - feira os 50 \'sets\' seguidos sem perder na mesma superfície, no triunfo sobre argentino Diego Schwartzman (6-3 e 6-4), o espanhol de 31 anos bateu o recorde que pertencia ao norte-americano John McEnroe, vencedor de 49 partidas consecutivas em piso duro, em 1984. Na reedição da final de Madrid de 2017 - então favorável ao espanhol - Nadal não encontrou solução para contrariar o ténis de Thiem, que se desforrou do desaire nos quartos de final de Monte Carlo, no mês passado (6-0 e 6-2). Em feminino, a checa Petra Kvitova entrou na quadra espanhola, e no sábado conquistou o seu terceiro título no torneio. Com o bom desempenho da holandesa Kiki Bertens, a disputa pelo tricampeonato foi apertada. A partida decisiva de sábado durou 2h54 e teve parciais de 7/6 (8-6), 4/6 e 6-3. A surgir de dez vitórias seguidas, a tricampeã chegou embalada para o duelo, mas não esperava ver tão bom ténis da adversária, que fez uma partida acirrada. Com apenas um serviço perdido de cada lado, no primeiro set, forçou o tie-break.