Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nadal confirma presença

06 de Março, 2013

Tenista espanhol garante que se encontra no seu melhor depois da paragem

Fotografia: AFP


Pouco tempo depois de conquistar o ATP 500 de Acapulco, Rafael Nadal confirmou presença no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. A declaração foi feita pelo espanhol em entrevista colectiva concedida ontem, em Nova Iorque, onde vai jogar uma partida de exibição contra Juan Martin del Potro. “Espero continuar a competir. A exibição em Nova Iorque ajudar-me-á a enfrentar a quadra rápida antes do Masters de Indian Wells, para onde vou depois deste evento”, afirmou o atleta.

Ex-número 1 do mundo, Nadal havia declarado, há uma semana, que não sabia se ia jogar o Masters por causa das dores nos joelhos e que esperaria o termo da competição mexicana para decidir. Com o segundo título conquistado na temporada de 2013 - o primeiro foi no Open do Brasil -, o tenista mostrou-se impressionado com o resultado e afirmou que a recuperação está a evoluir. “Foi uma grande surpresa para mim. Não sabia se seria capaz de enfrentar um dos melhores do mundo. O meu joelho está melhor. Quero dar o meu melhor. Hoje, sei que posso jogar no saibro e isso é importante para mim”, concluiu. 

MAIS COMPETITIVO
Depois da incrível vitória sobre David Ferrer, por 2-0, na final do ATP 500 de Acapulco, Rafael Nadal mostrou-se animado com a sua melhor actuação depois da lesão que o deixou sete meses longe das quadras. Com o título, o rei da terra batida voltou a sentir-se competitivo. “Foi uma das melhores partidas que joguei depois de muito tempo. Não vou esquecer essa semana em que voltei a sentir e ser um jogador competitivo”, declarou o espanhol na cerimónia de premiação.

Depois de superar o número quatro do ranking, Nadal agora tem pelo caminho os tenistas top 3 Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray no ATP 1000 de Indian Wells. O número cinco do ranking classificou como difícil uma vitória sobre um deles. “Se me perguntar se me vejo capacitado para ganhar um top 3, vejo como difícil, mas já ganhei o número quatro e para os três não há muita diferença. Ferrer é um dos melhores e mais completos do mundo”, disse.


Torneio prossegue com dois destaques

As partidas Vundo António-César Manuel, Djasmin Garnacho-Maria da Conceição são os destaques do segundo dia de competições do torneio de ténis de abertura da época desportiva de Luanda, em ambos os sexos, que se disputam até hoje, nos “courts” da modalidade (CTL).

Aguardado com expectativa pelos amantes da especialidade, os desafios envolvem dois “cabeças” de série. Em masculinos, o favoritismo vai para o tenista Vundo, vice-campeão provincial de juniores, e para Djasmin (CTL), detentora em femininos.

Ontem, no arranque da prova, Armando Pemba venceu Walter Bento (ambos CTL), com os parciais de 7/5, 4/7 (tie-break) e 6/2, ao passo que Preciosa Freitas superou a colega de equipa (IMEL-Maristas) Conceição Dulo, por 6/1, 6/2.

A competição evolve 50 tenistas de clubes, escolas e individuais e está divida por jogadores de sub-14, sub-16 e sub-18.
O evento antecede o Open Março Mulher, que também servirá de abertura da temporada nacional, a ser organizado na segunda quinzena deste mês, pela Federação Angolana de Ténis (FAT).