Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nadal regressa competio livre de leses

24 de Junho, 2013

Tenista espanhol est esperanado na obteno do ttulo no torneio de Wimbledon

Fotografia: AFP

Há um ano atrás, Rafael Nadal aproximava-se do último jogo que disputou antes de se afastar dos campos durante sete meses. Agora, com o fôlego e os joelhos renovados, o antigo número um mundial regressa a Wimbledon preocupado apenas com a primeira ronda e não com o duro caminho que a sorte lhe ditou, nem com problemas físicos. Em 2012, o cenário era igual no papel. Nadal chegava de uma vitória concludente, em Roland Garros mas, tal como o próprio admitiu, longe das condições ideais.

“Joguei aqui no ano passado porque é um torneio que adoro. Dei o meu melhor. Mas depois de Roland Garros o meu joelho não estava lá”, confessou o maiorquino, que jogou com infiltrações no problemático joelho direito. E foi com as injecções e uma exibição inspirada de Lukas Rosol que Nadal viu a sua temporada chegar ao fim. Mas, com a recuperação concluída, tudo está diferente para o rei da terra batida. Sete títulos em nove finais (em nove torneios) contam bem o ano de Nadal, que, no entanto, chega ao All England Club sem ter disputado um único encontro em relva.

“Não ter jogado nenhum torneio antes de chegar aqui torna as coisas mais difíceis porque só temos realmente sensações quando estamos em competição”, adiantou Nadal, que, em virtude de ser o quinto cabeça-de-série, pode ter de enfrentar Roger Federer, Andy Murray e Novak Djokovic se quiser conquistar Wimbledon pela terceira vez na carreira. “Se eu chegar aos quartos-de-final é porque vou estar pronto. Mas, para mim, vai ser muito difícil estar lá”, concluiu Nadal, já a pensar no confronto diante do belga Steve Darcis na primeira ronda do terceiro Grand Slam do ano.