Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nair Almeida enaltece nível competitivo do 1º de Agosto

01 de Novembro, 2016

Nair Almeida destaca competência do 1º de Agosto no africano

Fotografia: José Soares

O nível competitivo do 1º de Agosto no Campeonato Africano sénior feminino de andebol, que terminou no  domingo, em Ouagadougou, Burkina Faso, foi determinante para a conquista do terceiro título continental, afirmou ontem à Angop, a antiga meia distância, Nair de Almeida.

Em reacção ao feito obtido pela formação do “rio seco”, com vitória sobre o Acel da República do Congo Brazzaville, por 42-25, disse que já se previa o triunfo, em função das debilidades apresentadas pelas adversárias. ‘’Sabíamos que iamos ganhar esta final, pelo facto de termos superado a adversária na primeira fase, por larga diferença de golos (31-19)”, frisou.

As angolanas venceram, sucessivamente, o Nairobi Waters (48-19), o TKC dos Camarões (36-19), o Bandama da Costa do Marfim (44-18), o ACEL do Congo Brazzaville (31-19) e o AS Onea do Burkina Faso (37-10). Nair Almeida reconheceu, que a ausência do Petro Atlético de Luanda, maior rival do 1º de Agosto ,em Angola e em África, retirou alguma competitividade ao evento.

A actual membro do clube terminou este ano uma carreira desportiva de 20 anos, disse esperar que no Campeonato Africano das Nações, a disputar-se no país de 26 de Novembro a 7 de Dezembro, que o nível seja diferente, vêm jogadoras que evoluem em países com andebol mais evoluído.

Nair de Almeida acumulou como jogadora mais de 50 títulos de clubes, cinco taças das Nações Africanas, cinco presenças em Campeonatos do Mundo, três medalhas de ouro em Pan-africanos, e três presenças em Jogos Olímpicos.