Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nair Almeida ressalta legado

Silva Cacuti - 05 de Abril, 2016

Nair Almeida, encorajar a organização para outras edições

Fotografia: Jornal dos Desportos

As várias gerações do andebol angolano souberam deixar um legado à modalidade e isso é visível pelo número e na qualidade de novas gerações, admitiu a ex -campeã africana, Nair Almeida, no sábado durante a cerimónia de encerramento da primeira edição do "Festand", no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

O evento realizado no quadro comemorativo dos 14 anos de Paz no país, assinalados ontem, juntou cerca de 500 praticantes de várias gerações, desde os escalões de iniciados aos ex-praticantes.

"Estou muito contente com homenagem e por tudo o que se passou aqui. Foi muito bom ver centenas de crianças a jogar, confiantes de que amanhã podem ser as nossas campeãs. Ver as antigas praticantes de regresso às quadras, foi algo ímpar. Devo dizer que o legado foi passado.

Para chegarmos onde chegamos, tivemos de fazer conquistas. Espero que essas crianças sigam o nosso percurso", disse a atleta que abandonou as quadras este ano.
Outra ex-praticante, Maura Moura, mostrou-se também satisfeita pelo Festand e a adesão das crianças que evoluíram na quadra.

"A continuidade do nosso andebol feminino e masculino está aí, é preciso que continuemos a trabalhar, sempre ao lado delas, para que as crianças não párem de trabalhar e um dia cheguem à alta competição. Por isso, espero que mais festivais destes géneros surjam com outras figuras, para o bem da nossa modalidade", disse.

Nair Almeida e Maura Moura estiveram, cada uma, à frente de uma equipa de ex-praticantes que abrilhantaram o Festand. A equipa das Amigas de Nair Almeida venceu o jogo por 17-14 diante das Amigas de Maura Moura.

No jogo que envolveu ex-praticantes masculinos, os Amigos de André da Costa "Quimonha" cumpriram a promessa e venceram os de Filipe Cruz por 19-17. Sem o brilho de outros tempos, os integrantes das duas equipas animaram a assistência presente com alguns dribles. No final, os dois ex-praticantes convergiram no sentido de encorajar a organização para outras edições do Festand.

"Estou feliz, não só por ser homenageado, louvo iniciativas como esta e espero que continuem para o bem do andebol", disse Filipe Cruz.
Adérito Cavala, coordenador do Núcleo de ex -praticantes do Grupo Desportivo da Banca, prometeu dar sequência à realização do Festand. Anunciou o próximo Festand para o mês de Novembro, no âmbito dos festejos do Dia da Independência Nacional.

Cavala agradeceu aos ex-praticantes, à direcção do Complexo da Cidadela Desportiva e todos os organismos que tornaram possível a realização do Festand.