Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nair Garcia estreia hoje no Africano

ROSA NAPOLEO - 25 de Abril, 2019

Fotografia: Jos Cola | EDIES NOVEMBRO

Os angolanos Nair Garcia e Edmilson Pedro entram em acção hoje no Campeonato Africano de Judo que decorre em Pretória, África do Sul. Os atletas das categorias de -60 e 66 quilogramas têm a missão de fazer a melhor estreia.Os restantes integrantes da selecção nacional de judo disputam amanhã os combates. Angola tem como objectivo somar pontos para a qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio\'2020. O técnico António Ângelo garantiu possibilidades de se obter medalhas na competição. A delegação nacional é composta por nove atletas. A redução deve-se a questões financeiras.
\"O nosso objectivo era competir por equipa e individual, mas por questões financeiras reduzimos o número de atletas. Agora, apenas vamos lutar na classe individual. Há possibilidade de Angola regressar ao país com medalhas. Os que conseguirem a de ouro recebem qualificação directa\", disse.
António Ângelo sustentou que a maioria de convocados já têm experiências em competições africanas e \"sabem lidar com os regulamentos\". O único estreante é Filemon Camba na categoria de 100 quilogramas.Hélio Zembula disse que o grupo está convicto nas responsabilidades assumidas.
\"Tivemos um período intenso de treinos, revisámos as técnicas internacionais e estamos psicologicamente bem. Vamos fazer o melhor para obter medalhas\", prometeu.Além da competição em Pretória, os judocas africanos podem obter o passe para o Tóquio\'2020 nos Jogos Africanos, campeonatos mundiais, Open de África e outras provas agendadas para o princípio de 2020.
A selecção nacional é composta por Nair Garcia (-60kg), Edmilson Pedro (66kg), Hélio Zembula (66kg), Acácio Cassule (73kg), Wilson Pedro (-81kg), Fred Mendes (90kg), Aldacio Kambamba (-100kg), Filemon Camba (+100kg) e Neide Diassonema (-75kg).