Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Namibe alberga primeira prova

Hélder Jeremias - 18 de Dezembro, 2014

Emoções de todo-o terreno começam nas terras lindas do litoral sul angolano a partir do próximo mês de Março

Fotografia: Jornal dos Desportos

As equipas nacionais e pilotos individuais de todo-o-terreno dispõem de pouco mais de dois meses para se prepararem, com vista a disputa da época 2015 do Campeonato Angolano de Rali. O tiro de largada está marcado para o dia 7 de Março na província do Namibe, no âmbito das festas da cidade "Festas do Mar".

A informação foi avançada ontem pelo coordenador do campeonato, Pedro Cristina. O responsável informou que o calendário de actividades da próxima época desportiva, foi elaborado com grande antecedência, devido ao pedido de várias pessoas ligadas à modalidade. A obtenção de equipamentos e a manutenção dos meios técnicos estão na base da solicitação, com vista a uma preparação auspiciosa.

Pedro Cristina informou que o calendário é provisório, porque aguardam a confirmação da data da prova na província do Bié e o arranque do Dakar Séries.
“Este não é um calendário ideal, mas é o possível. Somos responsáveis por sete das oito provas. O regulamento deve sair em Janeiro e queremos anunciar que todas as provas vão contar para a pontuação final”, disse Pedro Cristina.

Entre as novidades anunciadas por Pedro Cristina consta a fusão das classes E1 e E2, que passam a ser designada por E. O especialista esclareceu, que a decisão vai vincar apenas para a próxima época. Em função do que for constatado, as classes E1 e E2 podem ser retomadas em 2016. A categoria TT vai manter-se, mas se ao longo do ano as novas máquinas chegarem a Angola vão ser criadas as classe TT1 e TT2 em 2016.

Constam no calendário provísório as provas Rali TT Namibe (7 a 8 de Março), organizado pela Associação Provincial de Desportos Motorizados local. Rali TT Luanda (11 e 12 de Abril) e Rali Quilengues (2-3 de Maio) são organizadas pela promotora Ekuipa.  Rali TT Benguela (20 e 21 de Junho) é organizado pelo Grupo AA. Na fase derradeira perfilam 2Horas TT Longa (25 e 26 de Julho - Ekuipa); Rali TT Lobito (29-30 de Agosto - Angola 100 trilhos); Rali TT Kuito-Bié (3 e 4 de Outubro) e o Grande Rali TT Cuanza Sul (30 e 31 de Outubro - Ekuipa).

Em 2014, o piloto Henrique Van Unden foi o grande vencedor Classe M, seguido de Helder Coelho “Vuty”e Yvens dos Santos. A categoria Q foi dominada pelos concorrentes Rui Cunha, Marco Vieira e Ludy Chaves. Nos TT condutor, Sandro Dias, Maló Almeida e Miguel Raposo ocuparam o topo da tabela classificativa. Nos TT segundo conduto perfilaram Dário Guerreiro, João Paulo e Patricia Marques. Na classe E1, Fábio Brunido não teve opositor. Na categoria E2 ficaram José Roxo, Carlos Maio e Luis Abrantes

A Gala de entrega dos trofeus vai ser realizada no dia 16 de Janeiro em local a definir.