Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Natália Bernardo quebra ciclo africano

Silva Cacuti - 09 de Abril, 2017

Natália Bernardo encontra-se em Portugal em tratamento médico

Fotografia: M.Machangongo

Cheia de fãs espalhados pelo continente que lhe consagrou MVP da sua última prova de selecções, disputada em Luanda, a universal Natália Bernardo vai ser o rosto mais procurado em Agadir, Marrocos, a partir de amanhã, quando o 1º de Agosto defrontar o TKC dos Camarões, para a Supertaça Babacar Fall. Depois da Supertaça, a equipa angolana participa de 13 a 22 do corrente na 33ª edição da Taça das Taças.

A capitã da selecção nacional estreou-se em provas de clubes em 2005, curiosamente, em Marrocos, na cidade de Fes, pelo Petro de Luanda. Desde então, nunca mais falhou uma prova africana de clubes. Vai ser a grande ausência. Natália Bernardo encontra-se em Portugal a contas com problemas de saúde.

A capitã da selecção nacional quebra um ciclo de 11 anos em competições de clubes em que realizou entre 150 e 160 jogos. É uma baixa de vulto para a equipa do 1º de Agosto. A equipa militar estreia-se este ano sob a orientação do dinamarquês Morten Souback.

A equipa militar segue para Marrocos hoje e tem como objectivo a reconquista das duas competições em que vai participar.

Na Taça das Taças, o 1º de Agosto, única equipa angolana, está inserida no grupo B preliminar ao lado do FAP dos Camarões, Kada Queens da Nigéria e HC Vaiqueur da República do Congo Democrático.

No grupo A jogam as equipas do TKC dos Camarões, CARA do Congo, THBC do Madagáscar e Al Nouacer de Marrocos. A equipa do Africa Sport de Abidjan, Costa do Marfim, com nove conquistas, é o maior vencedor da Taça das Taças, secundado pelo Petro de Luanda que tem sete conquistas.  O 1º de Agosto busca o terceiro título do seu historial.

Em relação à Supertaça Babacar Fall, o Petro de Luanda é o maior vencedor com 12 conquistas.