Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Náutico garante vaga ao mundial da Costa Rica

Álvaro Alexandre - 12 de Março, 2013

Team Náutico conseguiu o passe no final de semana

Fotografia: Dombele Bernardo

O Team Náutico assegurou no fim-de-semana em Luanda uma das vagas para participar no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar, previsto para Abril de 2014, na cidade costeira do Quepos, Costa Rica.

Desta forma, o Naútico conquistou a terceira das nove vagas existentes para as formações nacionais na prova mundial de Quepos.
A equipa dirigida pelo comandante Rogério Matos garantiu o lugar pelo facto de ter conquistado domingo, no Clube Náutico da Ilha de Luanda, a XIV Grand Slam Sportfishing Tournament, com dois veleiros e nove dourados, totalizando 1.266,3 pontos. Para habilitar-se a uma das vagas, basta vencer um dos torneios dos Campeonato Provincial de Pesca Desportiva de Luanda (tem sete provas) ou de Benguela (tem apenas uma) ou o nacional.

Antes do Náutico, a formação dos Azarados, por via da conquista do torneio “24 Horas de Pesca de Luanda”, tinha conseguido em Janeiro deste ano, a qualificação para o Campeonato do Mundo. O Jikula O’Mesu foi a primeira equipa angolana a conseguir o passe para o mundial de Quepos de 2014, em 16 de Janeiro, no VII Blue Marlin Race do CNIL.

Os próximos dois candidatos são apurados nos torneios “Lobito Big Game Fishing Tournament” (24 a 28 deste mês), prova que vai decidir o campeão nacional da época de 2012/2013; e no Torneio Aniversário do Clube Naval de Luanda (4 e 11 de Maio), última competição da presente temporada desportiva.

As restantes equipas são encontradas nos quatro primeiros concursos da próxima época, que arranca em Outubro, o XII BIG Blue CUP e a II edição do concurso “Olupitu Fishing Tournament”, pontuáveis para o Campeonato Nacional de 2013/2014; XVI Luanda Sailfish Classic e XI Billfish Challenge.


PROVÍNCIAL

Equipa conquista
torneio em Luanda


O Team Náutico, associado ao Clube Náutico da Ilha de Luanda, foi o grande vencedor do XIV Grand Slam Sportfishing Tournament, disputado de 2 a 10 deste mês em Luanda, com 1.266,3 pontos.

Para assegurar o triunfo, o Team Náutico pescou dois veleiros e nove dourados, numa prova em que a nota de realce foi a redução em grande escala dos peixes de bico. Em 30 horas de intensa labuta, correspondentes a três dias de concurso, foram pescados cinco veleiros, 72 dourados e dois atuns.
Todos os peixes de bico foram capturados na primeira jornada do torneio, que contou com 20 formações.

A pescadora Cristiana Bastos, dos Lampas, foi a detentora do maior exemplar de dourado, que pesou 21,4 kg. O segundo peixe mais pesado foi pescado por Nuno Abohbot, do Team Náutico (21 kg). Em terceiro ficou José Manuel Saraiva, dos Bicudos, com 20,9 kg. Os cinco veleiros foram pescados por Rui Magalhães e Nuno Abohbot, ambos do Team Náutico; Hugo Van-Dúnem, dos Azarados; Fernando Brigham, do Team Release; e Basílio de Jesus, dos Lampas.

A classificação final do concurso, realizado pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda, em alusão ao 89º aniversário do grémio, assinalado no dia 28 de Fevereiro, foi a seguinte: 1º Team Náutico (1.266,3), 2º Azarados (762,6), 3º Lampas (634,2), 4º Team Release (599,7), 5º Jikula O’Mesu (216), 6º Bicudos (198,9), 7º Tudo Fish (175,8), 8º Marmeladas (168,9), 9º Xiripiti (166,9) e 10º Malembeiros (158,7).
AA