Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Naval comanda campeonato nacional

Rosa Panzo - 15 de Março, 2016

A competição movimenta cerca de 40 velejadores masculinos e femininos do clube

Fotografia: Dombele Bernardo

O Clube Naval de Luanda lidera a primeira e segunda jornada dos campeonatos nacionais de Vela ligeira em ambas as classes, que decorre na baia da Ilha do Cabo, desde o último final-de-semana. O campeonato encerra no próximo dia 19 com  regatas das classes lases radial, 4.7, laser 420 e 470 e laser Stansdard.

Mateus Afonso, coordenador da vela do Clube Náutico da Ilha de Luanda considera a disputa dos nacionais de alto nível competitivo e equilibrado. " Ainda tem muitas regas, por se disputar, mas devo dizer que estamos diante de um campeonato bem disputado, isto desde a primeira jornada onde as coisas estiveram equilibradas. com alguns protestos que é normal em provas do género", disse.

O campeonato movimenta cerca de 40 velejadores masculino e feminino do clube Náutico da Ilha de Luanda e Clube Naval de Luanda.  O 1º de Agosto e Petro de Luanda estão ausentes do campeonato por razões ainda não esclarecidas.

Recorda-se que na primeira jornada ocuparam os lugares cimeiros na classe laser 4.7 os velejadores, Simão José, António Nunes e Arlindo Nzinga. Na classe laser radial, dominaram a lideram a tabela classificativa os atletas António Joana, Domingas Huambo e Paula Paulo, ao passo que na classe 420 estão na linha da frente as duplas Paulo Sena/ Custodio, Paulo, seguido de Jeremias de Sousa/ José Manasseis e na terceira posição José Ventura e Acácio Tomba.

Na 470, liderá Matias Montinho/Paixão Afonso, seguindo das duplas Francisco Artur/Edivaldo Torres e Gilson Tenazinha e João Montenegro. Na classe laser standerd, Manuel Lelo lidera seguido de Jovany Farianha e Lourenço Santana.