Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Naval prepara atletas para Rio'2016

Rosa Panzo - 30 de Abril, 2016

Atletas do Clube Naval ensaiam técnicas para o torneio dos Jogos Olímpicos

Fotografia: Eduardo Pedro

O grito de socorro de Comité Olímpico Angolano (COA) feito a menos de cem dias para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ecoou forte na marina do Clube Naval de Luanda. A direcção da equipa da Ilha de Cabo decidiu ensaiar alternativas para enviar a tempo e hora as embarcações dos seus atletas para o Brasil. A instituição liderada por Gustavo da Conceição manifestou falta de verbas para acudir as necessidades das equipas e atletas apurados para Rio'2016.

A Selecção Nacional de Vela, da classe 470, obteve apuramento directo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no primeiro Campeonato Africano da modalidade realizado na cidade de Cabo, África do Sul. A dupla formada por Matias Montinho-Paixão Afonso debate-se com falta de financiamento para dar início à preparação.

Na ausência do financiamento do COA, o director para os desportos do Clube Naval de Luanda, Rui Albuquerque, assegurou ao Jornal dos Desportos que estão preocupados com as datas da chegada dos materiais ao Brasil. O dirigente realçou que os atletas devem realizar os treinos de readaptação alguns dias antes da prova.

"Estamos à espera do pronunciamento do COA. Para não atrasar a chegada das embarcações no local de competições, procuramos algumas alternativas", disse.

Rui Albuquerque ressaltou que os barcos, vela e outros equipamentos dos atletas nacionais vão para o Brasil com os equipamentos da selecção de Portugal a acontecer nos próximos dias.

O responsável do Clube Naval fundamentou que os concorrentes da dupla angolana já estão a enviar os seus equipamentos para o local de provas. Na vela, o domínio dos ventos e da água é fundamental para a obtenção de bons resultados.

A dupla Matias Montinho-Paixão Afonso vão ser orientados nos Jogos Olímpicos pelo técnico de nacionalidade grega, Nicos Doglas.