Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ndalatando joga na massificação

22 de Novembro, 2016

O projecto conta com o apoio das Escolas primárias e do primeiro ciclo números 20 e 211

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um projecto de massificação do andebol na província do Cuanza Norte, lançado sábado, em Ndalatando, vai revitalizar a prática desportiva na região das rosas de porcelana. De autoria da Associação Provincial local, as crianças inseridas já exibem um alto nível de motivação.

Durante a cerimónia de apresentação do projecto, mais de 80 crianças demonstraram habilidades em manejar a bola com a mão. Entre o sorriso e a inocência, o sonho de ver o nome estampado no Jornal não foi escondido.Em declarações à Angop, o vice-presidente da Associação de Andebol local, Manuel Tavares, disse que a acção visa catapultar a província a lugares cimeiros do andebol nacional. Os preparativos iniciaram em Agosto.

O projecto conta com o apoio das Escolas primárias e do primeiro ciclo números 20 e 211, da cidade de Ndalatando. As crianças em número de 80, com idades entre os 7 e os 11 anos, das quais 28 meninas, estão seleccionadas.A falta de materiais, como bolas, vestes, placas, cronómetros, entre outros, constituem os principais constrangimentos da Associação Provincial do Cuanza Norte de Andebol.

Em declarações à Angop, a directora provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC), Angélica Kudiongina, disse que a acção constitui uma iniciativa que complementa a observância das acções referentes aos 11 compromissos sobre a criança.Acrescentou que a iniciativa visa, a criação de condições sociais, psicológicas e motivacionais indispensáveis à formação integral dos adolescentes, assim como, à ocupação dos tempos livres dos petizes.