Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ndalatando quer equipas profissionais

13 de Dezembro, 2016

Jovens com talento vão ser inseridos no processo de massificação no Cuanza Norte

Fotografia: M.Machangongo

Duas equipas de Motocross profissional vão ser constituídos na cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, no decurso do próximo ano. O projecto vai ser implementado para massificar a modalidade. A garantia é do presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda, Carlos Soweto, no final de uma prova alusiva aos 60 anos da fundação do MPLA.

Em declarações à imprensa, Carlos Soweto referiu que estão em fase avançada de negociações com o governo da província para que o projecto arranque o mais breve possível e possa vincar para dar sustentabilidade à nova pista construída nas terras da cidade jardim. Acrescentou que as equipas vão ser formadas por técnicos de Luanda, que têm a missão de descobrir talentos e moldá-los para outros patamares. Carlos Soweto assegurou que a construção da pista Manuel Pedro Pacavira constitui um dos incentivos à massificação na região, que dispõe de capacidades e condições para vincar no motocross no país.

A província do Cuanza Norte conta desde o dia 11 de Novembro de uma pista de motocross, inaugurada por José Maria Ferraz dos Santos, governador provincial. Com mil e 800 metros de cumprimento e capaz de albergar provas internacionais, a pista homenageia Manuel Pedro Pacavira, um nacionalista natural do Cuanza Norte, falecido em Setembro. Custódio Neto, da equipa 2 Lemos, venceu a prova inaugural na categoria dos 250cc. O evento serviu também para saudar os 41 anos da proclamação da independência nacional.

O director provincial da Juventude e Desportos, Sebastião Abel Manuel, disse que a construção da infra-estrutura contribui para aumentar as opções de disciplinas desportivas na região e é objecto de motivação para a juventude aderir ao motocross. O dirigente sustentou que a província tem potencialidades para desenvolver o motocross. O trabalho vai cingir-se na identificação de jovens com inclinação para constarem do programa de massificação.