Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Neide Barbosa livre de castigo

Silva Cacuti - 22 de Outubro, 2016

Neide Barbosa pode defender as cores da selecção nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A guarda-redes da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, Neide Barbosa, está livre do castigo que pesava sobre si por agressão a uma árbitra no jogo diante do FAP dos Camarões, disputado a 13 de Maio, em Laâyoune, Marrocos, para atribuição do terceiro lugar da Taça das Taças africanas.

A jogadora, que cumpria uma suspensão por um ano de todas as actividades da modalidade, vai ter de pagar apenas a multa fixada em 3,3 mil euros. O levantamento da suspensão foi decidido no dia 12 de Outubro em Conacry e é resultante de um perdão às penalizações impostas pela Confederação Africana, no âmbito do seu Congresso Ordinário de renovação de mandatos.

Em Agosto, a CAHB tinha interrompido a suspensão para permitir a participação da atleta nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já que Angola estava na condição de único representante continental.

A jogadora do Progresso Sambizanga, de 35 anos de idade, está entre as convocadas para o Campeonato Africano, que Luanda acolhe de 28 de Novembro a sete de Dezembro próximo. Aliás, faz dupla com Bá, guarda-redes do Petro de Luanda. Cristina Branco, do 1º de Agosto, que esteve nos Jogos Olímpicos como terceira guarda-redes, vai estar ausente do Campeonato Africano por lesão.

A Selecção Nacional vai preparar a participação no Campeonato Africano na Europa. A equipa de Felipe Cruz vai ficar baseada em Gaia, Portugal, e prevê realizar entre cinco a seis jogos de controlo.

Angola consta do grupo A ao lado da Costa do Marfim, a adversária da abertura, Camarões, Senegal, RDC e Costa do Marfim. O grupo B é composto pela Tunísia, Argélia, Congo, Guiné e Egipto. O Campeonato Africano vai apurar as três primeiras classificadas para o Campeonato Mundial de 2017 na Alemanha.