Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Netbol ganha Pavilhão Principal

11 de Dezembro, 2016

Botswana surpreendeu a similar do Zimbabwe

Fotografia: M.Machangongo

Segundo apuramos, o torneio tinha lugar marcado no anexo 2, mas por dificuldades com a remoção das tabelas de basquetebol lá instaladas, a organização decidiu trocar com o de basquetebol que devia disputar-se na sala Principal da Cidadela.

"Foi a primeira surpresa. Vamos ter um torneio muito disputado, porque neste escalão as equipas estão em constante mutação. Depois, apesar de termos cinco equipas inscritas, estão nesta prova as melhores da região, como a África do Sul e o Zimbabwe", considerou Victor Gregório, técnico de netbol.

O treinador que orientou a selecção nacional de netbol nas duas presenças em torneios da zona, 2006 e 2008, aproveitou a ocasião para falar da modalidade no país. Espera que, com a disputa deste torneio no país as pessoas conheçam um pouco mais da modalidade.

"Infelizmente depois das duas participações que tivemos, movimentamos um núcleo da modalidade em Luanda que teve de parar por falta de apoios.
Digo infelizmente porque é uma modalidade em que as nossas meninas têm imensas possibilidades de singrar, tal como têm mostrado habilidade no andebol e basquetebol", lamentou.

O treinador mostra-se orgulhoso pelo facto de algumas das ex-atletas no núcleo estarem a colaborar com a organização do torneio exercendo a função de oficiais de mesa.

"Temos duas meninas que trabalharam convosco, a Esperança Toca e a Fernanda Moreira que estão a fazer trabalho neste torneio"

Ainda ontem jogaram as equipas nacionais Namíbia e do Lesotho. A África do Sul cumpriu folga.

Hoje, para a segunda jornada jogam África do Sul - Lesotho e Namíbia - Zimbawe. O Botswana cumpre folga.

O netbol é uma modalidade desportiva praticada principalmente por mulheres. É jogado entre 2 equipas de 7 jogadores cada. Antigamente era conhecido como "basquetebol de mulheres".

O objectivo principal é encestar uma bola grande num arco colocado a 3 metros do solo em cada um dos extremos do campo. Tem regras parecidas com as do basquetebol, contudo com diferenças que transformam a dinâmica do jogo, diferenciando-os entre si. Por exemplo: no netball os jogadores não podem dar um passo enquanto seguram a bola, mas podem girar sobre um pé (pivô) antes de passarem a bola a outro jogador. Silva Cacuti