Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Neymar confirmado nos Jogos

22 de Abril, 2016

A Confederação Brasileira de Futebol confirma que o atacante Neymar disputará apenas os Jogos Olímpicos Rio2016.

Fotografia: AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na quarta-feira que o avançado do FC Barcelona Neymar disputará o torneio dos Jogos Olímpicos Rio2016, falhando a Taça América. Tal como tinha informado o clube catalão, pouco depois da goleada por 8-0 na visita ao Celta de Vigo, na 34.ª jornada da Liga espanhola, a CBF informou que compreendeu os pretextos apresentados pelo "Barça" e agradeceu a Neymar o esforço para tentar disputar as duas competições. Mesmo assim, o organismo que gere o futebol brasileiro admitiu que ainda propôs “alternativas” ao FC Barcelona para permitir que Neymar disputasse também a Taça América, entre 03 e 26 de Junho, nos Estados Unidos. “A Confederação Brasileira de Futebol confirma que o atacante Neymar disputará apenas os Jogos Olímpicos Rio2016. A CBF, por intermédio do Departamento de Selecções, propôs alternativas para contar com o atleta também na Taça América, mas compreendeu as alegações do seu clube para a não libertação. A CBF agradece o esforço do jogador em ter pretendido disputar as duas competições”, refere a nota do organismo. O Brasil é vice-campeão olímpico de futebol, tendo perdido para o México a final nos Jogos de Londres2012.


ONTEM NA CIDADE DE OLÍMPIA
Chama Olímpica foi acesa na Grécia


A chama olímpica foi de novo acesa, quatro anos depois. O acto aconteceu na manhã de ontem, quinta-feira, na cidade grega de Olímpia, local que  é considerado o berço dos Jogos Olímpicos. O tradicional evento tem um forte simbolismo, já que é uma espécie de "arranque" dos jogos. O fogo aceso na Grécia será o mesmo que iluminará a pira no Rio de Janeiro, e será transportado nos próximos meses à cidade sede por meio de um revezamento que passará pela Grécia, Suíça e todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O trajecto, iniciado ontem, terminará apenas a 5 de Agosto, dia da cerimónia de abertura do Rio-2016. O chama olímpica foi acesa num dia ensolarado. Toda a cerimónia, que mantém o mesmo formato há décadas, contou com discursos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Rio-2016 e do Comité Olímpico do Brasil (COB), de Thomas Bach, mandatário do Comité Olímpico Internacional (COI), além de autoridades gregas.  Após os discursos, veio o momento mais esperado, no Templo de Hera. Numa encenação com sacerdotisas, a chama finalmente foi acesa por uma delas. Momentos depois, coube ao ginasta grego Eleftherios Petrounias, actual campeão mundial na prova das argolas, receber a tocha e ser a pessoa a iniciar o revezamento. Os Jogos Olímpicos Rio-2016 começarão apenas daqui a 106 dias. No entanto, o pontapé inicial para o evento já foi dado ontem, na Grécia.


CÉSAR CIELO
Campeão olímpico falha qualificação

O brasileiro César Cielo, campeão olímpico e mundial dos 50 metros livres, falhou a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na última prova qualificativa da temporada. César Cielo terminou em terceiro o troféu María Lenk, o campeonato brasileiro de natação, fora dos lugares que qualificam para os Jogos Olímpicos – o nadador alcançou o tempo exigido, mas teria também de terminar nos dois primeiros lugares.

O atleta afirmou à imprensa que esteve “muito abaixo” das suas possibilidades e pediu desculpas aos adeptos brasileiros, considerando que o Brasil está, ainda assim, “muito bem representado” no Rio.

Nos 50 metros livres qualificaram-se Bruno Fratus e Ítalo Duarte.

César Cielo, de 29 anos, conquistou a medalha de ouro em Pequim em 2008 e a de bronze em Londres, em 2012, tendo sido campeão mundial em Roma em 2009, Xangai em 2011 e Barcelona em 2013.