Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nicolau revalida título nacional

Álvaro Alexandre - 14 de Setembro, 2015

Nicolau Monteiro revalida título nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Nicolau Monteiro, atleta do Clube Ténis de Luanda, revalidou ontem, no courte Augusto Pinto "Ganino" do CTL, o título de campeão nacional sénior masculino, ao bater na final Fernando André, atleta individual, por dois sets a zero com parciais de 6-4 e 7-5.A vitória do campeão nacional na XIII edição não justifica facilidades. A prova foi disputada com alto nível competitivo. Nicolau Monteiro e Fernando André colocaram na quadra toda "a fúria" e experiência. No final, prevaleceu a de Nicolau Monteiro. Depois de perder o primeiro set com larga diferença, Fernando André recompôs-se para inverter o resultado.

Com mais calma e atenção, quebrou alguns games do adversário, mas não teve pernas para suportar a avalanche de ataques demolidores. Com o jogo em tie-break, tudo apontava para o terceiro set. No final, Fernando André soube valorizar a partida.Na classificação final, Nicolau Monteiro sagrou-se campeão, seguido de Fernando André. Para as classificativas de terceiro e quartos lugares, Michel André, atleta do CTL e irmão de Fernando André, foi mais forte e arrumou Eduardo Morais, atleta individual.

EM FEMININO


Vânia Lopes, do clube IMEL, recuperou o título perdido no ano transacto. A tri-campeã superou na final do campeonato nacional sénior feminino Larisa Mulemba, atleta do Sagrada Esperança da Lunda Norte por dois sets a zero com parciais de 6-1 e 6-1. Com a vitória, Vânia Lopes resgata assim o título que havia perdido para Mira Piedade, sua colega de equipa, IMEL.Na classificação final, Vânia Lopes (IMEL) sagrou-se campeã, seguido de Larisa Mulemba (Sagrada Esperança da Lunda Norte), Jessica Leonardo (Sagrada Esperança da Lunda Norte) e Conceição Dunlo (do IMEL).

POTENCIALIDADE

O director da Federação Internacional de Ténis para o desenvolvimento da África, concretamente da Zona V, Riaan Kruger, assistiu à última parte da final dos campeonatos nacionais, que encerrou ontem no Clube de Ténis de Luanda. O dirigente de nacionalidade sul-africana disse que está no país em trabalho de consultoria.

"O momento é expectante. Angola está muito bem intencionado. Está a desenvolver vários projectos de massificação do ténis. A minha visita tem o carácter pedagógico, identificar as potencialidades e conseguir possíveis apoios",  explicou.Riaan Kruger fez este pronunciamento no final dos "nacionais" seniores e destacou as habilidades dos jovens talentosos que despontam em Angola."Conheço muito bem as qualidades de Eduardo Fernando. É pena por não lhe ter visto a evoluir no campeonato. Para além dele, tem também outros que estiveram a evoluir no estrangeiro. Não deixo de destacar as habilidades dos novos talentos", concluiu.