Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Niekerk quebra recorde de Johnson

16 de Agosto, 2016

Wayde van Niekerk conseguiu no Rio de Janeiro

Fotografia: AFP

O sul-africano Wayde van Niekerk conseguiu no Rio de Janeiro quebrar um dos mais míticos recordes do Mundo do atletismo, que tinha já quase 17 anos, retirando assim o norte-americano Michael Johnson da lista de máximos mundiais.Johnson já tinha visto cair um dos seus dois recordes de excepção, o dos 200 metros, que o jamaicano Usain Bolt lhe roubou, e agora, na final dos 400 metros, assistiu à consagração de Wayde van Niekerk, a embalar para fantásticos 43,03 segundos, menos 15 centésimos do que a marca que estava nos quadros desde 26 de Agosto de 1999 (em Sevilha).


Van Niekerk já era o quinto melhor de sempre nos 400 metros, depois de uma passagem muito bem sucedida nos 100 e 200 metros, com recordes pessoais abaixo dos 10 e 20 segundos, respectivamente.Por muito pouco não caiu a barreira dos 43 segundos, numa vitória muito folgada sobre dois dos favoritos, Kirani Kames, de Grenada, o campeão olímpico de 2012 (43,76) e o norte-americano LaShawn Merritt, vice-campeão mundial (43,85).
Aos 24 anos, Van Niekerk, praticamente desconhecido até ao ano passado, quando ganhou nos Mundiais, consegue assim uma das melhores marcas do atletismo da última década.

SALTADORA
Pedida em casamento
após ganhar medalha


Poucas vezes alguém deve ter uma emoção que se compare a ganhar uma medalha olímpica, seja qual for a cor. Mas logo depois de ter esta experiência, a saltadora chinesa Zi He não teve nem tempo para processar antes de viver mais um momento especial.
He ganhou a medalha de prata na prova da plataforma de três metros nos saltos ornamentais, perdendo apenas para a compatriota Tingmao Shi.