Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nível dos velejadores satisfaz Nuno Gomes

22 de Abril, 2014

Na classe 470 Matias Montinho/Paixão Afonso liderou a prova com sete pontos. Mauro Afonso/João Montenegro, do Náutico, terminou na segunda posição com 14 pontos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O vice-presidente da Federação Angolana dos Desportos Náuticos para Vela, Nuno Gomes, considerou positivo o nível competitivo dos atletas nacionais nos últimos cinco anos. O dirigente fez estas declarações no encerramento do Campeonato Nacional de Vela (em todas as classes), que encerrou domingo na Ilha do Mussulo.

Para o dirigente, apesar de os velejadores nacionais não serem comparados aos de nível internacional, em África os angolanos já são vistos como grandes rivais. “Hoje o nível dos nossos atletas é bom, embora não possam ainda ser comparados aos atletas de nível mundial. O ano passado estivemos no mundial com atletas de todas as classes e constatámos que o nível dos nossos atletas ainda está abaixo dos atletas do mesmo patamar”, referiu.

Para o dirigente este aspecto é natural, pelo facto de existirem países que praticam a vela há mais de 30 anos. “O nível competitivo deles é incomparável ao nosso. A nível nacional digo que estamos bem, porque nos últimos anos a vela nacional evoluiu, tanto no âmbito organizacional das regatas, como no nível competitivo dos atletas”, salientou. Rosa Panzo

Competição
Clube Naval domina
campeonato nacional

O Clube Naval de Luanda dominou domingo último os campeonatos nacionais de vela, em ambas as classes. Em optimist, Jeremias de Sousa (Clube Naval) conquistou o título com 15 pontos, seguido dos seus colegas Lourenço Simão, com 24 e João Artur, 34 pontos. Na classe laser 4.7 subiram ao pódio os atletas Filipe André (cinco pontos), Nelson Ventura (11) e António Joana (12 pontos), todos do Naval.
 
Na laser Radial, o Naval dominou a prova com Domingas Huambo (sete pontos), Marisa Buati e Engrácia Paulo, ambas com dez pontos.
Na laser standard o velejador (Clube Naval) Manuel Lelo conquistou o título com sete pontos, seguido de Jovani Oliveira e António Francisco, com nove e 13 pontos.

Na classe 420, a dupla Francisco Artur/Francisco Kilambo, do Naval, conquistou o nacional com 12 pontos. Na segunda posição ficou a dupla José Pires/Custódio Paulo, do Náutico, com um total de 13 pontos, ao passo que Paulo Amaral/Leonildo Feliciano quedou-se na terceira posição, com 13 pontos.

Na classe 470 Matias Montinho/Paixão Afonso liderou a prova com sete pontos. Mauro Afonso/João Montenegro, do Náutico, terminou na segunda posição com 14 pontos e Núrio Fernandes/Marcelino Jamba, com 15 pontos.
RP