Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Número reduzido periga objectivos

Rosa Panzo - 02 de Fevereiro, 2017

Campeonato Africano da Zona IV

Fotografia: Jornal dos Desportos

O número reduzido de nadadores, que se preparam em Luanda, com vista à participação na 15ª edição do Campeonato Africano da Zona IV a decorrer de 16 a 19 do corrente no Zimbabwe, periga os objectivos da Selecção Nacional de melhorar a classificação alcançada nas Ilhas Maurícias.

Por falta de verbas, para custear os bilhetes de passagem dos nadadores mais experientes que militam foram do país, nesta edição, a Selecção Nacional vai ser representada por nove atletas, situação que inquieta o elenco de direcção da Federação Angolana.

A vice-presidente da Federação Angolana de Natação, Ana Lima, disse que a selecção vai ter algumas dificuldades de melhorar a classificação do Zonal do Zimbabwe.
"Não vamos melhorar a classificação, pelo facto de termos número reduzido de atletas, e fraca experiência profissional dos nadadores participantes", referiu.

A dirigente disse que a maior parte dos nadadores com "domínio" em campeonatos dessa natureza, não vão participar por falta de verbas. As despesas dos nadadores disponíveis para o zonal são custeadas pelos encarregados de educação. Dos nove atletas, a Federação Angolana de Natação pagou as despesas de Daniel Francisco. Salvador Gordo, que estuda na Inglaterra, completa a lista dos convocados.

Em 2016, a selecção conseguiu uma classificação inédita, pelo facto de organizar o campeonato, e teve a oportunidade de participar com 40 dos melhores nadadores. Angola conseguiu o segundo lugar com 1.143 pontos, resultante da conquista de 61 medalhas, das quais 22 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze.

Em 2015, com a situação da crise económica em Angola, a FAN levou para o Zonal 22 atletas, com ajuda de encarregados de educação dos nadadores. Nesta prova, Angola baixou três lugares na classificação geral africana ao conquistar 27 medalhas, das quais 12 de ouro, oito de prata e sete de bronze.