Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nmero reduzido condiciona pdio

Rosa Panzo - 16 de Abril, 2016

Nmero reduzido de nadadores, que se preparam para a 14 edio do Zonal IV

Fotografia: Joo Gomes

O número reduzido de nadadores, que se preparam para a 14ª edição do Zonal IV, a decorrer de 20 a 23 do corrente, nas Ilhas Maurícias, pode condicionar o objectivo da selecção nacional, que se consubstancia no melhoramento do segundo lugar conquistado na 13º edição, que Luanda acolheu de 6 a 9 de Maio de 2015, na piscina do Alvalade. Angola prepara 25 nadadores ao contrário da edição passada, em que inscreveu mais de 60 nadadores.

Questionada sobre o assunto, a seleccionadora nacional Maria Graça disse que a questão também pode ser um handicape para os objectivos da selecção. Quanto mais nadadores o país levar à competição regional, mais medalhas pode somar no final.

"Em provas desta natureza, os países que levam mais atletas, obtêm mais medalhas. A prova está no zonal passado em que participámos com um grande número de atletas e subimos ao pódio. Temos bons nadadores em todas as categorias", disse.

Maria Graça justificou que a redução do número de atletas se deve à situação ligada à crise económica e financeira que o país vive.

Prepararam-se para esta missão os nadadores Cláudio Esteves, Daniel Francisco, Djamel Pires, Filipe Cruz, Francisco Freitas, Francisco Teixeira, Henriques Mascarenhas, João Duarte, Lucas Silva, Luyane Costa, Márcio Fernandes, Mirio Erverdosa, Richarde Fernandes, Alice Jorge, Catarina Sousa, Daniela Costa, Maria Cipcic, Nayara Ribeiro, Pedro Pinotes e Ana Nóbrega.

A delegação nacional é chefiada pela vice-presidente da Federação Angolana de Natação, Ana Lima. Os nadadores Pedro Pinotes e Ana Nóbrega, que militam em Portugal, vão juntar-se ao grupo no palco da competição.

Angola vai com objectivo para manter ou melhorar o segundo lugar obtido na edição anterior,  em Luanda, em que coleccionou 62 medalhas, dos quais 22 de ouro, 21 de prata e 19 de bronze.