Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

No dia 31 de Janeiro de 1994 saiu rua o primeiro nmero

31 de Janeiro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Começamos a saga aventurosa de fazer jornal há 25 anos. Ao longo deste período, várias foram as conquistas e vários foram os fracassos. Mas temos nos mantido firmes na trincheira, à busca de melhorias que hoje por hoje o mercado concorrencial exige. É uma missão hercúlea, porque as dificuldades de índole vária avultam.
Ainda assim, mora em nós vontade de as ir superando à medida das possibilidades. Sabemos que é preciso manter o projecto de pé, vital e vigoroso. E é com fé neste princípio, que temos vindo a conjugar esforços redobrados. Em função dos altos e baixos que temos vindo a registar nos últimos tempos, chamamos para este espaço, neste dia especial, aqueles que são os nossos parceiros directos: os agentes desportivos, porque só eles estão em melhores condições de fazer uma avaliação desapaixonada sobre o rumo do jornal, das suas virtudes, das suas debilidades e daquilo que urge fazer para atingir a excelência.

YURI SIMÃO
(Agente FIFA)

Director da Nova Energia, responsável pelo espectáculo músico-cultural, para além de ser um jornalista emprestado ao empresariado, é também agente FIFA. Gosta da informação desportiva e, por esta via, é também uma voz autorizada para uma opinião sobre o que tem sido, ao longo dos anos, o desempenho do Jornal dos Desportos.
"O primeiro jornal desportivo, que começou sem ser diário, tem uma importância grande, porque é, passe a redundância, o primeiro. Todos os outros não conseguiram a pedalada e soberania que o próprio JD no nosso país e a cultura de sermos informados por si. Nestes 25 anos, várias coisas aconteceram e elas estão intrinsecamente ligadas aos grande acontecimentos desportivos. Lembro-me que nos 25 anos fez coberturas a vários eventos internacionais, como os Campeonatos Africanos de futebol, Campeonatos do Mundo de futebol, andebol, basquetebol etct, etc, assim como aos Jogos Olímpicos. Tudo isso num grande projecto nacional e público. Não é fácil, porque são poucos os países com jornais especificamente desportivos."
Yuri Simão, como jornalista, não deixou de dar alguns subsídios válidos, para aquilo que deve ser melhorado nos próximos tempos."No que toca a algumas debilidades que o jornal apresenta, penso que as mesmas são de ordem conjuntural, e podem ser ultrapassadas no quadro do crescimento contínuo. Entendo que a página on-line deve ser cada vez mais dinâmica. Sei que há a questão de se prender mais ao próprio jornal impresso, mas é preciso dar dinamismo possível e serem mais interactivos com os leitores nas redes sociais e na web." 

AGOSTINHO TRAMAGAL
(Treinador de futebol)

Actual treinador do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Agostinho Tramagal integra a nova vaga de treinadores de futebol. Ou seja, aqueles que se firmaram na última década do Século passado. Na carreira já vai como um longa quilometragem e passagem por várias equipas da primeira divisão. Ainda não teve a felicidade de festejar um título do Girabola, mas não seria nenhuma heresia dizer que é um dos melhores da nossa praça. Sobre o desempenho do Jornal dos Desportos, ao longo dos 25 anos de existência, teceu estas considerações
"O Jornal dos Desportos é, sem sombra de dúvidas, umas das tiragens ligadas ao desporto que informa com verdade. Tenho acompanhado as vossas publicações, quer em época de tiragens diárias bem como agora com menos tiragens. É, sem sombra de dúvidas, uma das maiores conquistas da informação desportiva em Angola do após independência. Tem sido uma forma de consulta e de passagem de informações as várias gerações, no que o desporto angolano diz respeito. Desejo a todos os trabalhadores sucessos e que continuem com a mesma dinâmica e vontade."
O treinador aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que, em certa época, recebeu deste jornal e diz: "gostaria dizer também que o Jornal dos Desportos foi sem sombra de dúvidas, um dos principais esteios do lançamento da minha carreira como treinador. Sempre divulgou a minha prestação pelos inúmeros clubes por onde passei por este país adentro. Hoje ainda tenho recortes e algumas tiragens guardadas como recordação. Vocês foram, sem sombra de dúvidas, o substituto do antigo JDM. Claro com inovações e crescimento."


ALBERTO FERREIRA
"BETINHO"
(Antigo futebolista) 

O antigo futebolista  Betinho, que brilhou  ao serviço do Académica do Lobito, Petro de Luanda e 1º de Agosto, considera  o  único jornal desportivo do país de " Bom jornal" . Como desportista , o antigo atacante da selecção nacional , procura sempre se manter informado. "Sempre  que posso procuro me manter informado com o Jornal dos Desportos, pois é o único jornal especializado  no país " disse.
Quanto às melhorias , Betinho espera que o jornal mantenha a regularidade da informação visto que,  como  jornal  desportivo, seria bom ver  tudo sobre desporto praticado em Angola. Por outra  gostaria  que melhorassem  o jornal on-line. " Quando chego ao serviço, procuro saber logo no jornal as novidades  e quase sempre a mesma notícia.

PAULO GONÇALVES
(Adjunto do Interclube)

O treinador adjunto do Interclube , considera o Jornal dos Desportos  como uma verdadeiro veiculo de informação desportiva. "O Jornal dos Desportos é convidativo a ler,  com informações correctas, crónicas acertadas , peca por ter pouca tiragem . Temos jornal as segundas, quintas e sábados, quando a maioria dos jogas são aos domingos, e não acompanha  na totalidade os jogos. Penso que o mais justo seria focalizando essencialmente  no Girabola" disse.
Por outra, garante fidelidade  a este jornal.  "Mas continuarei a ser um leitor atento e a comprar o vosso jornal, porque a informação que nele contém é muito benéfica para mim, estando ligado a um clube  como o Interclube. É sempre bom tirar algumas informações das vossas crónicas . Já agora, quero dar os meus parabéns por mais um aniversário a toda equipa que produz  e torna possível as notícias a chegarem a nós" . 

FERNANDO BARBOSA
(Director do 1º de Agosto)

"O JD é um pilar importante. É um meio de comunicação muito importante, para os desportistas a nível das notícias do desporto nacional e internacional, já que vocês têm enfrentado muitas adversidades, que nós sabemos. Vocês são um pilar muito importante que tem sido construído ao longo dos tempos e fazem parte de todas às vitórias do futebol angolano", disse.
 
PAULO RIBEIRO
(Supervisor da FAF)

"É um órgão de comunicação que está ligado ao desporto e que dá a conhecer aos amantes de todas as modalidades o que acontece ao nível nacional e internacional. É sempre uma mais-valia contarmos com o Jornal dos Desportos. Temos acompanhado o jornal e tem vindo a crescer durante todos estes anos e espero que continuem nesta senda. Naturalmente que vocês têm atravessado algumas dificuldades, mas acreditamos que vão continuar a servir o desporto nacional com notícias que ajudam a compreender o nosso panorama desportivo."

FELICITAÇÕES
A voz dos atletas
de basquetebol

Atletas seniores masculino de basquetebol do Petro de Luanda, 1ºde Agosto, Atlético Sport Aviação e Interclube, felicitam o JD pelos 25 anos de existência.
 
 
DIVALDO MBUNGA
(Petro de Luanda)  

"Quero desejar os meus parabéns a todos os profissionais deste órgão de comunicação social, pelo seus 25 anos de existência, sinto que ainda podem fazer mais e melhor nas suas edições. Graças a Deus o jornal chega ao leitor com facilidade, apesar de ser jogador de basquetebol aprecio as páginas de futebol e do basquetebol. As vossas notícias são verdadeiras."
 
PEDRO BASTOS
(1ºde Agosto) 

"Desejo. em nome de todos os basquetebolistas do país, muitas felicidades, tudo de bom, saúde, paz e amor a todos os profissionais do único título do país destinado aos desportos. As notícias são credíveis, as fontes de notícias são boas, têm tirado muita matéria em primeira mão e isso é bom. O jornal está no bom caminho."
 
ISLANDO MANUEL
(1º de Agosto) 

"O Jornal dos Desportos está de parabéns por completar mais um aniversário, são 25 anos. Desejo tudo de bom aos grandes profissionais desta casa, e que nunca deixem de acompanhar o basquetebol angolano e não só. Gostaria muito que o jornal voltasse a ser diário, as notícias são verdadeiras, actualizadas. Em suma, o jornal está no caminho certo."
 
LUDGERO GALIZA
(Extremo do ASA)
         
 "Tenho muitos amigos no Jornal dos Desportos, estão todos de parabéns por completarem mais um aniversário. Felizmente, por ser praticante do basquetebol, tenho a paciência de acompanhar todas as edições do Jornal dos Desportos, continuem a ser assim, pois, estão no bom caminho. O que o Jornal dos Desportos retrata por norma, ou grande parte daquilo que vocês retratam, tem a ver com a verdade. As vossas antevisões sobre as matérias são boas. Repito, continuem assim e que continuem a somar vários anos de vida "