Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nova Zelndia comea com vitria

22 de Setembro, 2015

Actual campe mundial sofreu mas acabou por vencer a Argentina

Fotografia: AFP

A Nova Zelândia, actual campeã, iniciou hoje a defesa do título com um suado triunfo sobre a Argentina, por 26-16, enquanto o País de Gales esmagou o Uruguai (54-9), no terceiro dia do Campeonato do Mundo de râguebi.Além do resultado, o jogo Nova Zelândia -Argentina entrou para a história da competição por ter sido o encontro com maior assistência, tendo estado 89.019 pessoas a assistir ao vivo no Estádio de Wembley, em Londres.

Num duelo entre o líder do “ranking” mundial e o oitavo da hierarquia, a Argentina até chegou ao intervalo em vantagem (12-13), mas os “All Blacks” responderam em força na segunda parte, com dois ensaios e redobrada agressividade defensiva. Nessa fase do jogo, o máximo que os sul-americanos alcançaram foi uma penalidade.Com quatro penalidades e duas conversões, Carter foi responsável por mais de metade dos pontos da equipa, enquanto Smith e Cane, aos 57 e 67 minutos, fizeram os “tries” dos campeões mundiais.

Do lado da Argentina, Petti protagonizou o único ensaio, aos 21 minutos, enquanto Sánchez acertou três vezes no pontapé aos postes.Apesar do triunfo, a Nova Zelândia falhou o precioso ponto de bónus e segue na liderança do Grupo C em igualdade pontual (quatro) com a Geórgia.
Em Cardiff, perante mais de 70 mil pessoas, o País de Gales iniciou a campanha com um pesado triunfo sobre o Uruguai, por 54-9, com destaque para três ensaios de Allen e colou-se à Inglaterra no topo do Grupo A.

Os galeses, que ao intervalo lideravam por 54-9, alcançaram oito ensaios, com Davies a somar dois, seguido de Amos, Lee e Tipuric.  Berchesi, com três penalidades, fez todos os pontos dos uruguaios.No primeiro jogo do dia, em Brighton, Samoa bateu os Estados Unidos, por 25-16 (14-8 ao intervalo) e assumiu o primeiro lugar do Grupo B, em igualdade com o Japão.O Campeonato do Mundo, que decorre em Inglaterra até 31 de Outubro, segue na quarta-feira com os jogos Escócia -Japão, Austrália -Ilhas Fiji e França -Roménia.