Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Novak Djokovic com vitória no Open dos Estados Unidos

31 de Agosto, 2016

Djokovic enfrenta o checo Jiri Vesely com quem perdeu na estreia do Masters 1000 de Monte Carlo

Fotografia: AFP

Actual campeão do Open dos Estados Unidos, o sérvio Novak Djokovic estreou-se com vitória, na edição 2016 do último Grand Slam da temporada. Na noite de segunda-feira, o líder do ranking mundial  levou um susto do polaco Jerzy Janowicz, 247º colocado da lista da ATP, ao perder o segundo set, mas venceu por 3-1, com parciais de 6/3, 5/7, 6/2 e 6/1, em 2h37 de partida realizada na quadra central Arthur Ashe, a principal do complexo de ténis em Nova York.

Com este resultado, Djokovic qualificou-se para enfrentar o checo Jiri Vesely, com  quem perdeu na estreia do Masters 1000 de Monte Carlo, em Abril deste ano. O próximo adversário do tenista de Belgrado, derrotou o indiano Saketh Myneni, em duelo de cinco sets, que durou 3h47. O embate está marcado para a noite de hoje.

Campeão em 2011 e 2015, o sérvio disparou 12 aces, contra cinco de Janowicz. Também conquistou sete quebras de serviço, cinco a mais que o adversário, que acumulou 59 erros não forçados, diante de 18 de Djokovic. O polaco, ao menos, obteve mais bolas vencedoras que o melhor jogador do mundo: 41 - 34.

Nole só perdeu o controlo da partida, no segundo set, quando não encaixou bem o saque, abriu uma brecha para que Janowicz fosse agressivo e atacasse o serviço do sérvio, conseguiu assim duas quebras. Na sequência, no entanto, o número 1 do mundo retomou o domínio do jogo, voltou a acertar as bolas e garantiu o triunfo sem sustos.

OUTROS
Por seu turno, o francês Jo-Wilfried Tsonga enfrentou o argentino Guido Andreozzi, também na segunda-feira e não teve dificuldades. Ao aplicar 6/3 e duplo 6/4, em 1 hora e 48 minutos de jogo, o francês garantiu a vitória na estreia e confirmou a presença na segunda fase do torneio.Durante grande parte da partida, Andreozzi que é o número 133 do ranking da ATP, buscou a vitória, mas não foi vencedor para um tenista mais bem ranqueado, que estava em noite de saque inspirado. Tsonga é o 11º colocado da lista, chegou a participar das Olimpíadas do Rio 2016, vencida por Andy Murray.

Outro dos principais nomes do Open dos EUA, que também entrou na quadra foi Milons Raonic, que não decepcionou. Ao enfrentar o alemão Dustin Brown, o canadiano facturou a vitória por 3 sets a 0 (7/5, 6/3, 3/4).Para a próxima fase, o número 6 do mundo enfrenta o norte-americano  Ryan Harisson, que derrotou o francês Adrian Mannarino.Por outro lado, Monica Puig, campeã olímpica no Rio de Janeiro, foi eliminada na segunda-feira ao final da noite na primeira ronda do US Open, ao cair diante da chinesa SaiSai Zheng, por 6-4 e 6-2.