Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Novak Djokovic confirmado no ATP 250 de Doha

01 de Janeiro, 2015

Em 2014, Djokovic participou em apenas quatro torneios de duplas da ATP, sendo que em duas oportunidades actuou ao lado de Krajinovic

Fotografia: AFP

Primeiro colocado no ranking de simples do tênis mundial, o sérvio Novak Djokovic tem presença confirmada na chave de duplas do ATP 250 de Doha, no Qatar. A organização do torneio confirmou, que além da chave de simples, o número um do mundo vai disputar também nas duplas, ao lado do compatriota Filip Krajinovic.

Apesar de não ser uma prática comum para Djoko, é de praxe, que no primeiro ATP do ano, os atletas alternem as actuações entre jogos de simples e de duplas. Em 2014, Djokovic participou em apenas quatro torneios de duplas da ATP, sendo que em duas oportunidades actuou ao lado de Krajinovic.

O sérvio também participou da International Premiere Tennis League (IPTL), onde defendeu a equipa do UAE Royals jogou partidas de simples e duplas ao lado de atletas e ex-atletas do circuito profissional.

Karim Alami, organizador do torneio no Qatar, citou Nadal como exemplo de um tenista que teve sucesso tanto nas simples quanto nas duplas em Doha. “Assistir jogadores de simples a jogar duplas é sempre um grande espectáculo. Rafael Nadal ganhou o título de duplas no Qatar três vezes. Quem sabe, Djokovic e seu parceiro possam fazer o mesmo”, comentou.

Antes de dar início ao calendário do ténis em 2015, que começa na próxima segunda-feira com o ATP de Doha, Djokovic vai participar de um torneio de exibição no Dubai, nos Emirados Árabes, onde vai denfrontar, na sexta-feira, o espanhol Nicolás Almagro ou o suíço Stanislas Wawrinka.

WTA anuncia mudanças
A Associação das Tenistas Profissionais (WTA, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira algumas mudanças no calendário de 2015, na comparação com o do ano passado. Entre as novidades está o fim do Torneio de Oeiras, que tradicionalmente é disputado paralelamente com chaves feminina e masculina.

O evento português estava no calendário da WTA há 16 anos e neste ano correu o risco de não ser realizado por falta de verba. Só em cima da hora a competição foi confirmada e aconteceu entre o fim de Abril e o início de Maio. O Torneio de Oeiras vai ser substituído por um evento em Praga, que neste ano vai  começar em 27 de Abril.

Outro evento que sai do calendário é o Torneio de Nuremberg (Alemanha), que foi realizado nos últimos dois anos e que abriu as portas para Simona Halep e Eugenie Bouchard, jovens estrelas da modalidade, conquistaram os seus primeiros títulos. Outra novidade é que o calendário do WTA ganhou mais uma semana no relvado - são cinco, duas delas reservadas a Wimbledon, contra duas do ano passado.

Antes do Grand Slam inglês,  jogam-se torneios em Hertogenbosch, Nottingham (primeira semana), Birmingham e Eastbourne (terceira). Logo após o Open da Austrália, em 9 de Fevereiro, joga-se o Torneio da Antuérpia, na Bélgica, que volta ao calendário com a direcção da ex-número 1 do mundo Kim Clijsters. O torneio substituiu o que era jogado em Paris na mesma época do ano.