Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Novikov suspenso por doping

08 de Junho, 2013

O ciclista russo Nikita Novikov, que alinha na equipa holandesa Vacansoleil

Fotografia: AFP

Novikov, já venceu a Volta à Eslováquia, acusou consumo de esteróides num controlo realizado a 17 de Maio. "Como equipa pretendemos dar aos nossos ciclistas as melhores condições de treino e ficamos muito desapontados quando um ciclista faz algo errado, como parece ser o caso", afirmou o director da equipa, Daan Lijkx, em declarações ao site oficial da Velonation.


Ciclista paralímpico
abre 11ª etapa do Tour


O ciclista polaco Jiri Jezek, seis vezes campeão paralímpico, abre oficialmente o contrarrelógio da 11ª etapa da Volta a França em bicicleta deste ano. A iniciativa destina-se a promover o desporto adaptado. Jiri Jezek, que anunciou a participação no Tour, vai estabelecer o tempo de referência para o contra-relógio individual de 33 quilómetros, que liga Avranches a Mont Saint-Michel. ”Sempre sonhei participar numa prova destas”, disse o ciclista, 38 anos, à agência noticiosa France Press.

O objectivo, afirmou, é mostrar ao mundo que os deficientes são capazes de viver de forma activa e atingir os objectivos. Jiri Jezek começou a carreira no ciclismo em 1994, nove anos depois de ter perdido a perna direita num acidente de carro. O ciclista, que também é campeão mundial, conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Sidnei 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.

“Estou bastante curioso para ver a diferença entre mim e os melhores profissionais”, referiu o mais popular desportista paralímpico da República Checa. A Volta a França em bicicleta, que este ano comemora a 100ª edição, disputa-se de 29 de Junho a 21 de Julho.