Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Novo recorde mundial no torneio do Lobito

14 de Março, 2014

Representante dos Tubarões Fishing está satisfeito pelo recorde estabelecido no Lobito

Fotografia: Jornal dos Desportos

O pescador filiado no Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) derrubou a antiga marca mundial, com um exemplar de 64 kg, na terceira jornada da X edição do concurso de pesca desportiva Lobito Big Game Fishing Tournament 2014, competição liderada pelo Tudo Fish, com 13.558,2 pontos.

O veleiro de 64,6 kg foi capturado com carreto de 30 linhas e o combate durou apenas dez minutos. Marco Couto superou um recorde mundial que foi batido em Fevereiro de 1994, no torneio organizado pelo Associação dos Desportos do Mar (ADM), por Alfredo Sousa Neves. O recorde superado foi de 64 kg, na baía de Luanda.

Com o feito consumado no torneio do Lobito Big Game Fishing Tournament passa a ser o segundo do seu historial. O primeiro recorde foi de um barbudo de 49,6 kg, capturado a 19 de Janeiro de 1999, fora do concurso. O primeiro recorde superado no mesmo período e local foi batido na fase antecedente ao torneio do Lobito. A marca que aguarda a homologação pelo órgão mundial da modalidade foi alcançada pela pescadora Luísa Baptista, do Xiripiti. O recorde feminino passa a ser de 62 kg e foi conseguido com linhas de 20 libras.No concurso Lobito Big Game Fishing Tournament de 2014, com três dias de provas, foram pescados 398 bicos, distribuídos por cinco blue marlins e 393 veleiros. As quantidades de captura já ultrapassaram as do torneio do ano transacto, que foi cifrado em aproximadamente 280 exemplares de bico.

A faltar uma jornada para o termo da prova, Marco Couto, de Tubarões Fishing Team, continua a comandar o concurso dos peixes de bico. Em três dias pescou 21 veleiros, totalizando 42 pontos. O segundo posto é partilhado pelos pescadores António Garrocho, dos Dragões, e Roderick Jongschaap, do Tudo Fish, ambos com 11 bicos, perfazendo 22 pontos. Em quarto e quinto lugar estão Luís Van-Dúnem, Tudo Fish, com dez bicos (20 pontos) e Luís Dias, Team Delta, com oito bicos (16 pontos).


Feito 
Tudo Fish mais perto de conquistar título


A equipa Tudo Fish está mais próxima da conquista da X edição do torneio Lobito Big Game Fishing Tournament de 2014, que se disputa na cidade do Lobito, com a participação de 50 embarcações.

O torneio encerra hoje e a equipa Tudo Fish lidera a prova com 13.558,2 pontos, ao passo que os Tubarões Fishing Team ocupam o segundo lugar, 9.973 pontos. Cerca de 3.585 pontos é a diferença que separa as duas formações que ocupam as posições privilegiadas do torneio. Tudo Fish, com uma média diária de dez bicos e com uma confortante vantagem, tem poucas hipóteses de ser afastado do comando do concurso.

Como mandam os acontecimentos, no espaço de 20 a 40 milhas da costa marítima de Lobito, o despique está definitivamente transferido para os concorrentes que estão entre o segundo e nono lugar. O concurso é decidido pelos bicos e foram pescados 393 veleiros e cinco blue marlins. Tudo Fish é o maior totalista da prova, com 31 exemplares. Os Tubarões Fishing Team e Marlinheiros estão empatados, com 23 veleiros cada.

Os únicos cinco marlins foram alcançados pelos Azarados, Doce Vela, Dragões, Team Dourado e Team Náutico.

Os dourados confirmados são 35 exemplares, além dos dois wahoos e um atum. O maior dourado foi de 21,3 kg e foi pescado por Marco Queiroz, Team Calulo. O marlin de 218 kg e atum de 10,4 kg foram pescados por António Garrocho, dos Dragões. O veleiro de 64,6 kg foi pescado por Marco Couto, dos Tubarões Fishing Team, e wahoo de 16,8 kg por Rui Pote, do Fish.Com.AA