Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Núcleo do Bié precisa de apoios

João Constantino-Cuito - 20 de Agosto, 2014

O núcleo de motocross na província do Bié necessita de apoios para dinamizar a modalidade.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A construção de uma pista de motocross e a aposta nas corridas de karting são algumas ambições do núcleo. Actualmente, o núcleo conta apenas com um corredor na categoria de moto GP na classe dos 600 centímetros cúbicos.

Henrique Arsenio afirmou esperar pela contribuição dos empresários locais para que o desporto motorizado seja um facto no Bié. "O desporto motorizado esta a viver momentos difíceis, mais esperamos por dias melhores, já que temos em carteira vários projectos para movimentar o desporto motorizado na província", afirmou.

Armando Jamba Capitango, único piloto na província do Bié, afirmou que são varias as dificuldades para poder manter ou adquirir uma motorizada de 600 cc.

"Por exemplo tive de correr com uma motorizada emprestada, porque não tenho como adquirir uma,  por boa vontade que tenha não tenho recursos. Uma motorizada destas cusa entre 30 ou 40 mil dólares. Dai as dificuldades", afirmou.

Entretanto, o piloto da equipa Lobito Team venceu a prova de circuito motorizado que visou saudar a segunda edição das festas da província do Bié e os 79 anos da fundação da cidade do Cuito. Milton Oliveira conseguiu o primeiro lugar na única manga da prova que teve 26 voltas. A seguir ficou o piloto da província do Huambo Edson Monteiro da equipa Ernesto Racing. Ainda do Huambo, António Moreno Pinto, da equipa Racing 32 ficou na terceira posição. Lourenço do Carmo, corredor do Cuando Cubango, ficou em quarto lugar e Carlos Sousa de Benguela em quinto. O corredor do Bié  Amandio Jamba Capitao ficou na sexta posição. Os prémios foram monetários cabendo ao primeiro classificado 250 mil kwanzas, ao segundo 200 mil kwanzas e ao terceiro 150 mil kwanzas. O prémio de participação ficou fixado em 70 mil kwanzas para cada participante.