Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

O 'rei' da ultrapassagem

04 de Agosto, 2014

Piloto da Red Bull é o único que conseguiu bater as duas Mercedes na presente época do campeonato mundial

Daniel Ricciardo, da Red Bull, foi o piloto com mais ultrapassagens até ao momento nesta época de Fórmula Um. Ao todo, o piloto deixou outros concorrentes para trás, 37 vezes em onze provas. Ricciardo, o único que até ao momento conseguiu bater os Mercedes (por duas vezes), é o centro das atenções na Fórmula Um. Relegou para segundo plano o colega de equipa, o tetracampeão do mundo, Sebastian Vettel. As suas façanhas começam a ser ameaças para Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Os números confirmam, Ricciardo é o piloto que mais vezes ultrapassou. Bateu Vattteri Bottas (da Williams) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) por quatro ultrapassagens. Lewis Hamilton é o quarto da lista, com um total de 32 ultrapassagens. Nas duas últimas corridas, o inglês saiu da 20ª posição para o segundo e terceiro lugares. Na Alemanha, arrancou em vigésimo, na Hungria do "pit-lane".

Segue-se Sergio Perez, da Force India, com 32 ultrapassagens, o mesmo número de Hamilton, à frente de Fernando Alonso, com 31, e Jenson Button, com 30 ultrapassagens. Sebastian Vettel surge apenas em décimo, com 25 ultrapassagens, atrás de Kimi Raikkonen (27) e Kevin Magnussen (28).
Nico Rosberg é, sem surpresa, um dos últimos da lista, apenas à frente dos pilotos da Marussia e Caterham. A explicação é simples: o piloto alemão tem arrancado quase sempre à frente.

Na lista dos mais ultrapassados, os pilotos da Caterham e Marussia lideram. Kamui Kobayashi é o piloto mais ultrapassado, com 41 perdas de posição.
Segundo entre os pilotos que mais ultrapassagens realizou, Daniil Kvyat é também um dos pilotos que mais vezes foi ultrapassado. Ao todo, o russo foi ultrapassado por 25 vezes, mais três que Kimi Raikkonen. Lewis Hamilton é o piloto menos ultrapassado.

O inglês foi ultrapassado por apenas três vezes, menos duas que Nico Rosberg e cinco que Sebastian Vettel. Em relação a corridas com mais ultrapassagens, o Grande Prémio da Alemanha lidera com 88, seguido do Bahrain, com 67, e da Hungria, com 52 ultrapassagens. Ao todo, em onze provas, segundo os dados apurados pelo CliptheApex.com, foram realizadas um total de 475 ultrapassagens, ou seja, mais de 43 ultrapassagens por corrida.