Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Oficiais de nvel 1 beneficiam de curso de guas abertas

Rosa Panzo - 23 de Novembro, 2019

Curso para oficiais de nvel na vertente de guas abertas vai ser dirigido pela rbitra internacional brasileira Christiane Fanzeres

Fotografia: Joo Gomes , Edies Novembro

A Federação Angolana de Natação realiza hoje e amanhã, na sede no Comité Paralímpico Angolano (CPA), localizado na Cidadela Desportiva, em Luanda, um curso para oficiais certificado de águas abertas de nível 1.
A formação, que conta com o apoio da Federação Internacional de Natação (Fina) tem como um dos principais objectivos a massificação da modalidade em todo território nacional, onde haja condições para  a prática da natação.
Para o efeito, foram inscritos para esta formação 50 oficiais certificados de nível 1 das províncias do Huambo, Benguela e Luanda, respectivamente.
Para dirigir o curso, a direcção do órgão reitor da modalidade no país contratou a árbitra da Federação Internacional de Natação, Christiane Fanzeres de nacionalidade brasileira.
A vice-presidente do órgão reitor da modalidade no país, Ana Lima confirmou ao Jornal dos Desportos que estão todas as condições criadas inerentes a realização do curso durante os dois dias de formação. “A principio estão confirmadas a participação de 50 oficiais de três províncias, mas os atletas que tiverem disponíveis podem aparecer para assistir. Devo dizer que só vão beneficiar dos certificados os oficiais inscritos”, disse.
A dirigente salientou que cursos do género são importantes para o melhoramento das regras da modalidade em competições de águas abertas.
Com efeito, no último fim de semana o 1º de Agosto alcançou os objectivos traçados na  4º edição do Torneio “Elsa Freire” ao sagrar-se vencedor da prova disputada na piscina de 25m Nádia Cruz, do Comité Desportivo Nacional Militar (Codenm).
A prova teve como objectivo rodar os atletas e prepará-los para as competições dos campeonatos nacionais de categoria em piscina de 25m, a decorrer de 12 a 15 de Dezembro em local a anunciar.
Recorde-se que o torneio contou com a participação de 200 atletas em ambos os sexos oriundos do Clube Náutico da Ilha de Luanda, Veredas Spor Clube, Onda Spor Clube e Academia da Nossa Senhora da Anunciação e dos anfitriões.