Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ogier avança para quarto título

21 de Janeiro, 2016

Mundial arranca hoje e tem como favorito o piloto francês Sebastien Ogier

Fotografia: AFP

O Campeonato do Mundo de ralis arranca hoje, em Monte Carlo,  Sébastien Ogier (Volkswagen) inicia a caminhada rumo a um quarto título consecutivo, falta saber quem vai opor-se ao francês.

Se a tendência se mantiver, o piloto de Gap, de 32 anos, deve viver uma nova época, praticamente sem adversários,  em que a rivalidade pode vir essencialmente de dentro da própria equipa, mais uma vez pela mão do finlandês, Jari-Matti Latvala, vencedor do Rali de Portugal, no ano passado. O terceiro carro volta a ser pilotado pelo sueco Andreas Mikkelsen.

Para tentar defender os títulos de pilotos e construtores, a marca alemã conta com uma versão renovada do Polo R e está apostada em repetir o domínio do ano passado, assente em oito vitórias de Ogier, três de Latvala e um de Mikkelsen, num percurso cuja única mácula, foi aproveitada pelo britânico Kris Meeke, que venceu na Argentina, beneficiando do abandono dos VW.

A superioridade da equipa germânica, em 2015, ficou ainda patente nas sete “dobradinhas” alcançadas nas 13 provas do campeonato, em que chegou mesmo a monopolizar o pódio em três ocasiões,  na classificação final, em que ocupou as três primeiras posições, repetiu assim o desfecho de 2013 e 2014.

"Pela terceira vez consecutiva, iniciamos a época como a equipa a vencer e vamos enfrentar oponentes mais fortes do que antes: a Hyundai tem um carro novo, enquanto a M-Sport (Ford) reforçou a equipa de pilotos e co -pilotos", afirmou o director da Volkswagen Motorsport, Jost Capito, que vai deixar o cargo durante a temporada.

Após três títulos de pilotos, outros tantos de construtores e 34 vitórias em 39 ralis, parece difícil pôr em causa a hegemonia da Volkswagen, uma tarefa que compete à Hyundai e à Ford, em virtude do ano sabático anunciado pela equipa oficial Citroen.

Na sua terceira temporada, a marca sul -coreana espera fazer frente à VW com um i20 totalmente novo e volta a confiar um dos seus carros a Thierry Neuville, sexto classificado no Mundial em 2014 e 2015, mas desta vez com a companhia do experiente espanhol Dani Sordo, que foi designado como primeiro piloto da equipa principal para 2016. A segunda equipa vai ser formada pelo holandês Kevin Abbring e o neozelandês Hayden Paddon.

Com  a saída da Citroen, a Ford entregou um Fiesta RS ao regressado norueguês Mads Ostberg, que impressionou no ano passado com segundo lugares do México e na Argentina e terminou o campeonato em quarto, embora tenha perdido algum fulgor na segunda metade da época, o que correspondeu a um período de afirmação de Kris Meeke, em quinto, que este ano vai fazer  alguns ralis com o DS3 da equipa privada PH Sport-run Abu Dhabi Total, sem pontuar para o Mundial de construtores.

Enquanto, o francês Eric Camilli faz a sua estreia, na categoria WRC ao lado de Ostberg, o estónio Ott Tanak saiu, volta a pilotar um Fiesta RS da equipa privada Dmack e prevê disputar todas provas do Mundial, que conta este ano com 14 ralis devido à inclusão da China no calendário, 17 anos depois da única presença. O Rali de Portugal, marcado para o período de 19 a 22 de Maio, vai manter-se na região norte do país e volta a ser a quinta prova do Mundial, que se prolonga até Novembro, termina desta vez no Rali da Austrália.