Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Oitavos" sem surpresas em Paris

31 de Maio, 2016

O Roland Garros em ténis continua sem surpresas com os grandes a confirmarem o seu favoritismo na prova

Fotografia: DR

O primeiro dia dos oitavos de final do torneio de ténis de Roland Garros não teve eliminação de favoritos, com o apuramento de Stanislas Wawrinka e Andy Murray, em masculinos, e da espanhola Garbine Muguruza, em femininos.

O escocês Andy Murray, segundo cabeça de série do ‘Grand Slam’ francês conseguiu impor-se ao "gigante" norte-americano John Isner, com os parciais de 7-6 (11-9), 6-4 e 6-3.

Murray dominou sempre o seu adversário, que acumulou erros de palmatória, sobretudo na parte final do encontro, depois de obrigar a um longo desempate no primeiro "set".

Na ausência de Federer, Wawrinka, terceiro pré-designado, vai defendendo bem a honra do ténis suíço. Esteve menos eficaz do que nas rondas anteriores e precisou de quase três horas para ultrapassar o sérvio Viktor Troicki, por 7-6 (7-5), 6-7 (7-9), 6-3 e 6-2.

O francês Richard Gasquet, nono da lista, tirou todo o partido do apoio do público para afastar o japonês Kei Nishikori (quinto), com os parciais de 6-4, 6-2, 4-6 e 6-2.
Também em frente segue Albert Ramos, que fez 'cair' o oitavo cabeça de série, o canadiano Milos Raonic, por 6-2, 6-4 e 6-4.

No quadro feminino disputaram-se até ao fim somente dois jogos e apenas um com jogadoras do ‘top-4’, no caso a espanhola 'Gabi' Muguruza, que derrotou a veterana russa Svetlana Kuznetsova, por 6-3 e 6-4.

Também para os quartos de final segue a norte-americana Shelby Rogers, 108.ª do mundo, que se vai intrometendo entre as melhores, depois de afastar a romena Irina-Camelia Begu, por 6-3 e 6-4.

Por concluir ficaram os outros dois jogos do programa feminino, que o cair da noite adiou para segunda-feira. Com várias paragens por causa da chuva, foi impossível cumprir o programa previsto.

TÉNIS
Chuva cancela  jogos em França

Após os jogos que opuseram, Simona Halep e Agnieszka Radwanska contra Sam Stosur e Tsvetana Pironkova serem cancelados domingo, devido às chuvas em Paris, a organização de Roland Garros anunciou ontem o cancelamento das competições.

Sem melhorias nas condições climáticas, as partidas foram adiadas até as 13 horas do fuso local (12h00 no horário de Angola). Como não houve alteração, foram devidamente canceladas uma hora depois. É a primeira vez, que um dia inteiro de competições em Roland Garros em exactos 16 anos: em 30 de Maio de 2000, a chuva também impediu o maior torneio de saibro de continuar.

Além das partidas de Halep e Radwanska nos oitavos de final do torneio feminino em França, os jogos de Novak Djokovic e Roberto Bautista-Agut, David Ferrer e Thomas Berdych, Dominic Thiem e Marco Granollers-Pujol e David Goffin e Ernests Gulbis foram cancelados.

Todas as partidas foram remarcadas para a hoje com os dois jogos da competição feminina a terminar em primeiro. Número dois do mundo, Radwanska vence por 1 set a 0 e tem 3/0 no segundo set e a romena Simona Halep vence o primeiro set com 5/3 no placar.