Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Okuhateka abrange Região Sul

GAUD?NCIO HAMELAY | NO LUBANGO - 03 de Dezembro, 2016

Crianças de várias escolas da província da Huíla estiveram reunidas na Jamba para disputar o Campeonato Provincial de Atletismo

Fotografia: M. Machangongo

O projecto Okuhateka (Vamos Correr, em tradução livre da língua nacional nhaneka-humbi), vocacionado à massificação de atletismo nas instituições de ensino público e privado da Huíla, vai ser implementado nas províncias do Cunene, Namibe e Cuando Cubango em 2017. O anúncio foi feito pela coordenadora do programa, Ana Isabel, na cerimónia de encerramento do campeonato provincial da Huíla que decorreu na sede do município da Jamba, a 317 quilómetros da cidade de Lubango.

O projecto Okuhateka está implementado nos 14 municípios da província da Huíla. O atraso da sua extensão noutras províncias da região Sul deve-se na falta de recursos financeiros, segundo Ana Isabel.

“Em 2017, tempos previsões de implementar este programa noutras províncias da região Sul, sobretudo, Namibe, Cunene e Cuando Cubando. Por isso, estamos a envidar esforços para a concretização deste desiderato", garantiu a titular do projecto que justificou o atraso: "Só não o fizemos antes por falta de dinheiro”.

O projecto existe desde Abril de 2015 e movimenta actualmente 8.800 crianças dos 10 aos 17 anos em ambos sexos. Tem como objectivo a descoberta de novos talentos para servir de base de sustentação para o atletismo nacional.

Ana Isabel destacou que a realização, pela primeira vez, de uma actividade de massificação num dos municípios do interior da província constitui uma grande vitória para o público huilano, no geral, e, em particular, para as pessoas envolvidas neste processo. Durante o evento observou-se "muitos bons talentos por lapidar" de Lubango, Quipungo, Matala, Chicomba, Chibia, Caconda, Cacula, Humpata, Cuvango e Jamba.

“Esta não é a vitória de Ana Isabel, mas sim do povo huilano e das demais pessoas envolvidas neste programa de massificação, onde continuamos a descobrir muitos talentos”, sustentou.

Na tabela de classificação geral da segunda edição do Campeonato Provincial de Atletismo em massificação, o município da Jamba aparece na liderança da classe masculina com 48 pontos, seguido da Chicomba (40) e Humpata (32).

Na classe feminina, o domínio coube ao município do Lubango com 48 pontos, seguido da Jamba (36)  Matala (26). A organização fez disputar provas nas distâncias de 100m, 200, 400, 800, 1000 e 1200 metros, além das estafetas 4X100 e 4X400.