Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Okuhateka agita municpio da Jamba

Gaudncio Hamelay , no Lubango - 23 de Novembro, 2016

.Os campeonatos provinciais vo envolver a participao de 235 crianas.

Fotografia: AFP

O centro urbano do município da Jamba vai vestir-se de cores da paz neste fim de semana. Mais de 200 crianças de instituições do ensino público e privado com idades entre os 12 e 16 anos e inseridas no projecto Okuhateka participam da segunda edição do Campeonato Provincial de Atletismo. A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo Governador da província da Huíla, João Marcelino Tyiping, sob o olhar do Ministro da Assistência e Reinserção Social, Manuel Gonçalves Muandumba.

Localizado a 317 quilómetros da cidade de Lubango, Jamba reúne as condições logísticas e técnicas para acolher as crianças seleccionadas de 14 municípios. Durante dois dias (sexta-feira e sábado), as crianças vão disputar as provas nas distâncias entre 100 e 1200 metros, lançamentos de dardo, peso, disco e saltos. O campo municipal acolhe o campeonato e a demarcação da pista vai ser feita amanhã. Os participantes já se encontram no local desde a semana passada.

Pela primeira vez, o evento promovido e organizado pela direcção do Projecto Okuhateka (Vamos Correr, em tradução livre do ovimbundu)", liderado por Ana Isabel, antiga fundista, em parceria com a Associação Provincial de Atletismo da Huíla, é disputado fora da cidade de Lubango.

O empenho pessoal do Administrador Municipal da Jamba, Miguel Kassela, na criação de condições indispensáveis para o evento contribuiu na escolha da localidade, segundo Ana Isabel. Várias comissões de trabalho estão formados por professores de educação física e coadjuvado por responsável da área de Assistência e Reinserção Social daquele município. Trata-se das comissões para alojamento, alimentação, assistência médica e medicamentosa, asseguramento policial e transportação. A cervejeira N'gola  encarrega-se da alimentação e a direcção da Educação responsabiliza-se pela hospedagem.

Ana Isabel mostrou-se satisfeita, após a visita ao local de acolhimento das crianças e esclareceu a presença de Gonçalves Muandumba. O agora Ministro da Assistência e Reinserção Social foi convidado na qualidade de padrinho do Projecto Okuhateka. “Por ser o padrinho do projecto Okuhateka e também o responsável do Ministério que responde pela criança, lhe endereçamos o convite. Estamos felizes por aceitar e acompanhar-nos durante dois dias naquela localidade", disse Ana Isabel.Os campeonatos provinciais vão envolver a participação de 235 crianças. O projecto Okuhateka está vocacionado para a massificação de atletismo nas escolas da província da Huíla. Existe desde Abril de 2015 e movimenta 8,8 mil crianças com idades entre 11 e 17 anos.