Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Okuhateka promove corrida na Huíla

Hamelay ! Lubango - 21 de Maio, 2015

Projecto desportivo promete revitalizar o atletismo nas escolas públicas

Fotografia: Jornal de Desportos

A primeira edição do Grande Prémio N'gola em atletismo vai ser disputado no próximo sábado, a partir das 7h30, numa realização da direcção do Projecto Okuhateka, instituição vocacionada à massificação da modalidade nas escolas dos municípios e comunas da província da Huíla.

Com um percurso de oito quilómetros, a competição promovida no âmbito das celebrações do 41º aniversário da empresa N'gola tem o ponto de partida defronte à Fábrica de cerveja e a chegada está aprazada para a praça João Paulo II (ex-revolução de Outubro). A prova vai movimentar 800 corredores de diferentes instituições de ensino.

Quatro provas constam do programa. As crianças dos 12 e 13 anos percorrem um quilómetro, dos 15 e 16 anos competem numa distância de dois quilómetro, os adolescentes de 17 anos desafiam-se num percurso de quatro quilómetros e os populares perfazem oito quilómetros.
As inscrições de participação estão abertas até 30 minutos antes do tiro de largada da prova, de acordo com a presidente da direcção do Projecto Okuhateka, Ana Isabel.

A promotora da primeira actividade organizada pelo Projecto assegurou que a instituição foi concebida especialmente para a massificação do atletismo e já foram seleccionadas 30 escolas do ensino público e privado. Alunos dessas instituições de ensino vão fazer parte da prova.
Para incentivar a prática do atletismo, a organização garante prémios a todos os vencedores. As crianças vão beneficiar de um  kit de material desportivo, composto por fato olímpico, camisola, calções, um par de sapatilhas e uma mochila. Para os corredores não federados, a organização vai premiar com valores monetários, do primeiro ao terceiro lugares, em ambos sexos.

“Não podemos habituar as crianças aos prémios monetários, mas incentivá-los com materiais”, justificou.
O acordo de parceria entre a Fábrica N'gola e o Projecto Okuhateka contempla apoios à deslocação das entidades da instituição desportiva aos 14 municípios da província, formação de professores e materiais desportivos.

O Projecto Okuhateka é patrocinada pela empresa Inter-Serviços, mas mantém um acordo com a Fábrica N'gola “para levar ávante os programas agendados nos municípios”, segundo Ana Isabel.

Desde o lançamento oficial do Projecto Okuhateka, a direcção esmera-se na organização administrativa e prepara um festival de atletismo para saudar o dia da fundação da cidade de Lubango, a celebrar-se no próximo dia 31 de Maio. Várias delegações da instituição vão fazer visitas de constatação aos municípios.