Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ombaka ganha pista

13 de Junho, 2015

Estádio Nacional de Ombaka, vai ter finalmente duas pistas de atletismo de médio e alto rendimento

Fotografia: Eduardo Pedro

Cinco anos depois de ter sido inaugurado, o Estádio Nacional de Ombaka, vai ter finalmente duas pistas de atletismo de médio e alto rendimento, com vista os VII Jogos da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que se disputam em Dezembro de 2016, na cidade de Benguela.

A apresentação do projecto de instalação das pistas de atletismo foi feita nesta quarta-feira pelo director provincial da Juventude e Desportos de Benguela, João Ricardo, durante uma visita dos membros da comissão multissectorial do Governo Provincial de Benguela às infra-estruturas de apoio, aos VII Jogos da Zona V.

O máximo responsável dos Desportos em Benguela salientou, que a primeira pista vai ter 400 metros e vai contar com oito raias de competição, pode vir a ser utilizada em campeonatos nacionais de atletismo depois do evento regional.

Explicou ainda, que o projecto definido pelo Ministério da Juventude e Desportos na perspectiva dos Jogos da SADC, inclui bancadas de até cinco degraus para os espectadores e colocação de iluminação para as provas de atletismo que ocorrem à noite.

A mesma fonte avançou que a segunda pista deve dispor de dez raias.

Já o chefe de Departamento Provincial de Desporto, em Benguela, José Cardoso, considera que estas estruturas desportivas vão permitir aos atletas terem equipamentos de última geração, para que alcancem uma alta performance e estejam preparados para competir em eventos nacionais.

Projectadas há muitos anos, as pistas de atletismo de Benguela eram uma pretensão adiada dos atletas da cidade das Acácias Rubras e do atletismo local. Cinco anos depois, vai ser finalmente construída a que é considerada uma “ferramenta” indispensável para os clubes locais.

Espera-se, que com a instalação das pistas de atletismo, se possa fomentar a prática da modalidade na capital da província de Benguela, mas à partida, é garante de mais condições e qualidade para quem actualmente pratica.

Os Jogos da SADC vão ser disputados em futebol, basquetebol, atletismo, ténis, boxe, natação, netball e desporto adaptado, nas cidades de Benguela e do Lobito, devem movimentar mais de duas mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.