Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ondjiva vai albergar Nacionais de Jovens

?lvaro Alexandre - 24 de Abril, 2017

O critério de desempate vai ser a realização de um match a seis partidas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Campeonatos Nacionais de Jovens são disputados de 15 a 22 de Maio, na cidade de Ondjiva, com a participação de 150 xadrezistas.A candidatura da província do Cunene foi anunciada no final do encontro semanal da direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX), realizado ontem, na sede social.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o Secretário Geral da Federação, Manuel Pedro, assegurou que \"a direcção da FAX atendeu ao pedido do seu associado\".\"No quadro da expansão e da diversificação implementada nos últimos tempos, as provas nacionais de jovens já foram disputadas em Luanda, Benguela, Lunda Sul e Malanje. Chegou a vez da província de Cunene acolher o maior festival do país\", disse.

Manuel Pedro avançou as responsabilidades da província que vai albergar as competições.\"A Federação Angolana de Xadrez delegou a organização à direcção da Associação Provincial de Xadrez do Cunene, que tem a responsabilidade de assegurar todas as condições administrativas e logísticas para a realização. O nosso associado deu garantias que o certame vai ser um sucesso\", assegurou.

Os campeonatos nacionais vão ser disputados nas categorias de juvenis e de juniores. As partidas são disputadas com relógios do tipo DGT e o sistema de jogo vai ser o suíço a nove jornadas. Não vão ser permitidos empates combinados antes de 30 movimentos, salvo se for autorizado pelo árbitro. O critério de desempate vai ser a realização de um match a seis partidas. Os campeonatos contam com a participação dos representantes de Luanda, Cuanza Sul, Malanje, Benguela, Lunda Sul e Cunene.