Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Organizao antecipa disputa da Taa Cabeto

lvaro Alexandre - 03 de Junho, 2015

Campeonato Nacional Individual Absoluto 2015

Fotografia: Jos Soares

O comité organizador antecipou a data da realização da Taça Grupo Cabeto, para evitar transtornos na disputa do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2015, marcado para o período de 12 a 20 do mês em curso, em Luanda.  A prova foi antecipada para sexta-feira, no Sumbe, com 16 xadrezistas confirmados.

O presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul, Abílio Ribeiro, membro da organização do certame, confirmou a alteração da data do torneio. “De forma consensual, o comité organizador da Taça Grupo Cabeto decidiu realizar o torneio a partir de sexta-feira e a mesma vai estender-se até segunda-feira. Fomos forçados a optar pela antecipação, devido a disputa do nacional”, explicou.

De acordo com Abílio Ribeiro a questão sobre logística  está completamente assegurada. "A acomodação  e o espaço que vai albergar a competição está salvaguardada. Aguardamos apenas a  chegada dos nossos convidados. Os primeiros xadrezistas começam a chegar a cidade do Sumbe a partir de amanhã. Até ao momento mantemos o mesmo número de atletas confirmados. O torneio vai ser disputado pelos xadrezistas do Cuanza Sul, Benguela e Luanda”, garantiu.

Os 16 jogadores confirmados para participar na Taça Grupo Cabeto são os seguintes: Gabriel Sapalo (do Grupo Cabeto), Mestre Fide (MF) João Francisco (da Escola de Mestre João Francisco), Candidato a Mestre (CM) Cambando José (do Polivalente Aldanuel), João Mário ( do 1º de Agosto), CM João Júlio (Escola de Xadrez de Viana João Júlio), MF Cristiano Aguiar (da Académica do Lobito) e Diogo Agostinho ( da Selecção Militar).

Também fazem parte dos convidados, Francisco Flora (Escola de Xadrez de Viana João .Júlio), Sílvio Fernandes ( da Selecção Militar), Domingos Mateus ( da Selecção Militar), António  Silva ( do Grupo Cabeto), Justino Ismael (do Núcleo dos Kingalas), Kirto  Justino (do Núcleo ENDE do Cuanza Sul), Correia Machado (do Núcleo da Parada), Pedro Abrantes (do Núcleo da Parada) e João Portugal ( do Grupo Cabeto).